sábado, 12 de dezembro de 2009

frio e surpresas

amiga, mais uma vez quero te perguntar como foi o outro teste? me responda ta?

eu cnsegui passar na outra prova, do dia 9.... agora tenho que ir bem dia 16, eh a ultima fase! nem acredito!!!presentao de natal!!!td estah indo a meu favor, e a cada dia me contento mais ainda e agradeço cada dia mais meu senhor!

meus filhotes estao com febre jah fazem umas duas semanas, qd um melhora o outro fica... jah n sei se eh resfriado, dente... pq eh algo tao rapido...sem sintomas, sabe? nada alem da febre e choramingos...rs
como nao sou daquelas maes desesperadoras de qq coisinha ja vai na clinica, ate mesmo pq trabalho o dia todo e nao dah p ficar perdendo serviço, deixo p ir so em casas extremos...mas foi umas semaninhas chatas, corridas, tendo q trabalhar, "estudar", "limpar a casa", cuidar das crianças doentinhas, remedios...mima-los... nao foi fácil, confesso! e não deu para ser a mulher maravilha mais uma vez!

Estou em Arapongas passeando hj... mas nao vim preparada p um tempo chuvoso e com frio...ai ai ai... ainda bem que fico soh ateh amanha ne?bjus

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

testes

do u speak inglish?

naninhaaa cd vc? quero saber como foi o teste?

eu fui mais ou menos hj...
esta nas maos de deus... fui fazer a prova um pouco nervosa pq minutos antes briguei c marido enquanto me levava.... aff tem gente q acorda de mau humor eh um saco ne:? tem prazer em acabar c o dia de outra pessoa, nao eh possivel!

mas, deus sabe se devo ou nao fazer meu mestrado agora..querer quero, mas n sei se devo insistir nisso AGORA.... com tanta coisa ainda p resolver... e meu marido ainda fica jogando praga aff....marido desse so sendo filho fa minha sogra p acreditar na tamanha empolgaçao...

fiquei triste sabe, to la sentada ai lado de um concorrente, fonoaudiologa e musicista muito simpatica, a Carol (bos sorte p ela tb) e toca o tel dela sem parar, a familia desejando boa sorte etc... e eu ... NADA, alem de ter um amrido chato querendo puxar meu tapete..

bem... minha parte eu fiz deus (nao estudei, mas ainda tem a 2 e a 3 etapa, q n tem como eu nao estudar rs....)

meu aniversario foi ontem... presente? uma caixa de bombom de 2 colegas do novo trabalho,um bju e abraço da familia, uma visita e sabonetes cheirosissimos do filhote mais velho, um cartao do trabalho e duas postagens no blog....alem de verias coisas bunitas escritas no meu orkut.... q aniversario mais pobre huahuahua e eu tava tao animada....hahahahhahaa

td bem, comemorei de alguma forma ainda....nem q se for sozinha hahahaha

minha gengiva ta doendo demais (tirei 3 molar), mas ja faz 10 dias!

bjus galera e desejem boa sorte p mim

domingo, 29 de novembro de 2009

Fimose na fase infantil, com fotos

Fimose é o nome dado ao estreitamento da pele do prepúcio que dificulta a exposição da glande e sua adequada higiene.

Esta dificuldade de retração do prepúcio pode ser de vários graus. Desde aquele estreitamento prepucial mais leve, onde a exposição da glande é feita com dificuldade, desconforto e dor por causa do leve esteitamento do prepúcio, até aquele grau onde há impossibilidade total de retração da pele do prepúcio e exposição da glande. Costuma-se numerar de 1 a 4 os graus de dificuldade para esta retração, mas não vamos entrar em detalhes mais técnicos visto que não é este o objetivo desta página.

Do jeito que se vê o pênis na Figura 1, não é possível se fazer o diagnóstico de fimose, pois excesso de pele não é fimose ! Há que se puxar o prepúcio para trás (Figs. 2 e 3 ) e ver se o prepúcio passa sem dificuldades. Se não passar, como nas figuras 2 e 3, o diagnóstico de fimose está feito !


Foto mostra pele do prepúcio recobrindo grande parte da glande e meato uretral.

Existem graus intermediários de estreitamento do prepúcio que podem confundir o diagnóstico e, mesmo assim, causar desconforto e dor à retração da pele. É o que ocorre no menino da figura 4.
A mãe sempre foi orientada a puxar a pele do prepúcio para trás na tentativa de “soltar” a fimose e assim, evitar a cirurgia. Ora, esta orientação é equivocada, pois a pele inicia processo de lesão epitelial que se cronifica, provocando progressivo desconforto às tentativas de retração e não cooperação da criança.
Muito freqüentemente, estas crianças evoluem apresentando processos inflamatórios e de infecção (balanopostite), que se cronificam, caracterizados por acentuado inchaço e vermelhidão do prepúcio, dor ou ardência para urinar o que leva os pais a optar pelo tratamento cirúrgico definitivo.
O contrário ocorre com o pênis da figura 5. Neste caso o prepúcio está apenas aderido à glande e não está estreitado. A dificuldade de retração aqui se dá apenas pela aderência prepucial e não por fimose ! Nestes casos as manobras de retração forçada (as chamadas massagens que discutiremos mais a seguir), apesar de dolorosas, irão fazer com que a pele se descole e a retração possa ocorrer, não necessitando de cirurgia.

Foto mostra pele do prepúcio apenas aderida á glande, sem sinais de estreitamento prepucial.

CUIDADO

Uma orientação muito difundida a respeito de fimose é a tal da massagem para soltá-la.
Estatisticamente, apenas uma pequena minoria (4 - 7%), dos meninos permanece com a fimose além do primeiro ano de vida. Por exemplo: se você fizer a tal da massagem em 100 meninos terá “sucesso” com este tipo de procedimento na grande maioria deles, não é ? Pois não tinham ou não teriam fimose, não importando o que se faça em seus prepúcios. Daí a idéia equivocada de que a massagem “resolve” fimose !
Uma complicação mais simples e comum da massagem são as fissuras da pele do prepúcio que podem ocorrer. Estas fissuras sangram, podem doer, melhoram com tratamento clínico e cicatrizam até que rapidamente. Mas, em contrapartida, aumentam o estreitamento prepucial !
Uma outra complicação, só que bem mais grave, decorrente da massagem é a PARAFIMOSE.
Esta é a condição na qual a pele que é retraída totalmente, passa com alguma dificuldade pela glande e não volta para frente, isto é, o anel fimótico* fica apertando o pênis atrás da glande, edemaciando a mucosa e com o tempo (algumas horas), compromete sua circulação.


Esta condição requer tratamento cirúrgico de urgência se as tentativas de redução manual não resolverem

TRATAMENTO

O tratamento da fimose é cirúrgico.
Mas há alguns autores que preconizarem o tratamento conservador por meio da aplicação de pomadas ou cremes a base de betametasona e hialuronidase (até o momento - julho/03 - não há publicações na literatura internacional a respeito deste método), na tentativa de desfazer as aderências prepuciais, afrouxando a pele e permitindo assim, a retração do prepúcio, evitando a cirurgia.
Em nossa experiência, e relatado por algumas mães, a eficácia deste método é relativa, uma vez,que, segundo elas, após o tratamento (4 a 5 semanas de tratamento diário), a criança não deixa mais puxar a pele para trás, voltando à dificuldade anterior e aos mesmos problemas.
Não nos cabe aqui avaliar tal método, mas os critérios de inclusão das crianças no grupo de estudo, bem como a comparação estatística com um grupo controle/placebo, devem ser muito bem definidos para não se incorrer no risco de incluir crianças com “fimoses” como as da figura 5, acima. Outro aspectro intreressante seria um controle e seguimento destas crianças por um tempo mais prolongado, de 3 a 5 anos.
Por isso, não adotamos ainda esta opção como tratamento definitivo da fimose.
A foto abaixo mostra aspecto pós-operatório final de cirurgia de fimose (Postectomia clássica), em uma criança de 3 anos. Como se vê, a cirurgia é realizada por meio de pontos separados de fio absorvível que caem espontaneamente dentro de uma semana.
Muitos cirurgiões, gerais ou urologistas, adotam esta técnica para tratamento de seus pacientes pediátricos.


CIRURGIA CLÁSSICA DA FIMOSE

Trata-se de uma cirurgia que leva aproximadamente 30 minutos para ser realizada, o pós-operatório é um pouco conturbado, pois a glande exposta está muito sensível e sua manipulação torna-se difícil pois o menino não deixa mexer para fazer os curativos necessários.
Há mais de 12 anos adotamos, para a cirurgia da fimose, a técnica do Plastibell®. Trata-se de um anel plástico, que é introduzido ao redor da glande (sem apertá-la), por dentro do prepúcio e amarrado com um barbante próprio. Este nó vai cortando a pele e dentro de aproximadamente 10 dias todo o conjunto cai, deixando uma cicatriz mais estética.



Mas o mais importante neste dispositivo idealizado há mais de 30 anos para a circuncisão é que é uma técnica cirúrgica rápida (por volta de 5 minutos - sem contar o tempo anestésico), higiênica, pois não precisa de curativos (apenas passar uma pomada lubrificante e anestésica), e o anel se desprende espontaneamente, deixando uma aspecto pós-operatório mais cosmético.
As fotos abaixo mostram como fica o Plastibell já colocado, o pós-operatório e como fica o pênis depois do anel cair.


Pós-operatório imediato .
Plastibell já colocado e amarrado


Aspecto do “curativo” com a pomada
que será utilizada várias vezes por dia


Aqui, o Plastibell já está quase
caindo dando uma boa idéia de como
irá ficar a cicatriz após o edema sumir.


Aspecto estético após 4 meses
da operação. O anel prepucial é largo,
permitindo a exposição da glande
com facilidade.


Durante o processo de queda do anel, o pênis fica edemaciado, avermelhado, mas não há qualquer dificuldade para urinar por causa disso. Esta inflamação é importante para que o anel caia espontaneamente, sem que seja necessário ser retirado pelo médico.
As fotos A e B, ao lado, mostram o aspecto definitivo do pênis após a cirurgia na sua grande maioria.



Trabalho apresentado no XX Congresso da SUMEP
Superintendência Universitária Médica de Ensino e Pesquisa

Este trabalho está sendo reproduzido em partes. Se desejar lê-lo na íntegra click aqui.




Intercorrências da circuncisão com Plastibell


As técnicas existentes mais usadas para a circuncisão na infância e na pré-puberdade são: 1. Secção dorsal do anel fimótico, simples e de fácil execução, previne a fimose e a parafimose, mas de aspecto estético questionável; 2. Clássica ou convencional, com secção oblíqua do prepúcio, retirando-se a porção fimótica, sutura simples entre mucosa e pele com pontos simples de fio absorvível; 3. Mogen-clamp®, dispositivo plástico com forma de prensa, que ao fechar comprime a pele do prepúcio entre os seus dois braços, em seguida, por meio do fechamento de uma pequena alavanca presente num dos braços, aumenta a pressão na pele cortando-a com lâmina de bisturi de maneira bem rápida; 4. Plastibell device®, onde um pequeno anel plástico, de tamanho variável, é colocado no espaço entre a glande e a pele do prepúcio após ter sido alargado, amarrado firmemente por um cordão apropriado, fixando o anel e promovendo a necrose local, com queda espontânea do dispositivo dentro de 7 a 10 dias; 5. Gomco-clamp®, dispositivo metálico pouco utilizado na atualidade (5-7).
A anestesia local que não era utilizada para circuncisão, passou a ser realizada no RN em 1978 pela primeira vez com o uso da lidocaína 1% como anestésico local, por meio do bloqueio do nervo dorsal do pênis (BNDP) (8, 9). Em 1997, foi associada à solução de sacarose a 24% para que o RN ficasse chupando durante o procedimento (10). Outros autores compararam o BNDP com o anestésico tópico para anestesia superficial da pele (EMLA eutectic mixture of local anesthetic), o que não trouxe muitas vantagens, pois o BNDP ainda é mais eficaz para produzir a anestesia local do pênis (11, 12).



As complicações descritas na literatura para cada uma das técnicas operatórias, bem como as decorrentes dos bloqueios anestésicos, como os hematomas, são apresentadas em vários graus de complexidade, como meatite e infecção (6), retenção urinária (13) e fasciite necrosante (14, 15), amputação da glande peniana (16, 17) e parafimose do Plastibell device® (18).
No presente estudo não ocorreram complicações graves como as apresentadas na literatura, embora tenham ocorrido 148 casos de complicação (30%) em 108 meninos. Todos os casos de complicação foram resolvidos sem a retirada do Plastibell device®. Nosso objetivo é apresentar este estudo retrospectivo, descrevendo 6 tipos diferentes de complicações com o uso do Plastibell device ®, comparando-as com as citadas na literatura e mostrando que o dispositivo é seguro, de rápida colocação, mais higiênico no pós-operatório e de fácil execução quando a circuncisão é realizada por profissional habituado com a técnica escolhida. As complicações ou intercorrências ocorridas foram de fácil resolução.


Hematoma/equimose causados pelo
bloqueio anestésicos dos nervos penianos
dorsais, de resolução espontânea

.
Hematoma de base de pênis pós
-boqueio anestésico e também de
resolução espontânea


Parafimose do Anel. Foi resolvida
com manobra manual de redução
com Pomada lubrificante em regime
ambulatorial.


Caso raro de sobreposição do
edema prepucial sobre o Anel.
Após desaparecer edema o anel
cai espontaneamente.

Resultados

Dos 492 meninos, 205 (41,7%) foram operados com dispositivo nº 1,5, 118 (24,0%) foram operados com o dispositivo nº 1,3, 103 (20,9%) com o dispositivo nº 1,7 e 66 (13,4%) foram operados com o dispositivo nº 1,4 (Tabela 1).
A distribuição por faixas etárias estudadas foi: entre 1 e 2 anos de idade foram operados 114 meninos (23,2%), entre 3 e 4 anos foram 176 (35,8%), entre 5 e 6 foram 112 (22,8%), entre 7 e 8 anos foram 67 (13,6%), entre 9 e 10 anos foram 18 (3,7%) e com mais de 10 anos foram 5 meninos (1,0%) (Tabela 1).Ocorreram 148 (30%) complicações, ou intercorrências pós-operatórias, em 108 meninos (21,9%, n=492).

Pequenas ulcerações ao redordo meato uretral de menino com dor/ardência para urinar.


texto acima retirado do blog http://www.e-familyblog.com/blog.php?user=lening&note=11272 - uma forura de blog! c musicas lindas!rs

Puxar ou não a pele da pilinha dos meninos?

"Para os pais que têm um rapaz, principalmente para as mães e sobretudo se é o 1º, a pilinha da criança é algo que traz algumas dúvidas. Ao longo dos primeiros anos de vida, são muitas as mães e os pais que aproveitam as consultas com o médico para esclarecer algumas questões".
Puxar a pele ou não não puxar a pele?
A pilinha do rapaz recém-nascido apresenta uma forma de cilindro com uma extremidade arredondada a que os médicos chamam glande. A porção da pele que recobre a glande(e que mais tarde vai poder puxar-se para trás)é o prepúcio. Esta pele tem uma importante função protectora, pois impede que a glande seja irritada pelo chichi ou o cocó das fraldas.
Uma das perguntas mais frequentes logo nas primeiras consultas é "quando se deve começar a puxar a pele para trás?"
Antes de responder, vamos rever um pouco sobre a anatomia e o desenvolvimento deste órgão: antes do nascimento, a glande e o prepúcio estão completamente unidos e é impossível separá-los. Depois de a criança nascer, gradualmente, vai ocorrer a separação entre a pele e a glande. Esta separação ocorre em 90% das crianças até aos 3 anos, mas pode só estar completa na adolescência. Só após se dar a separação entre a pele e a glande é que a pele se consegue puxar, sem esforço e sem magoar a criança. Existe em muitos pais (e sobretudo em avós) a noção de que desde muito cedo os pais devem ir forçando a pele a vir para trás. E que se não for feita essa "ginástica", a criança terá de ser operada. É um dos mitos mais enraizados entre nós. Pelo que já falámos, é de esperar que a pele da pilinha não venha para trás durante os primeiros anos de vida. E isso é perfeitamente normal!
Outras vezes, o traumatismo provocado pelo excesso de zelo de alguns pais leva ao aparecimento de uma hemorragia e à formação de uma cicatriz no prepúcio. A partir daí, a situação pode não conseguir resolver-se sem o recurso à cirurgia. Por outro lado, forçar a pele pode provocar dores na criança, hemorragias ou mesmo infecções. Outro perigo relativamente frequente acontece quando os pais puxam a pele para trás e esta não consegue depois voltar para a posição inicial. Esta situação que os médicos chamam de "parafimose", pode ser muito grave, pois provoca dores e o inchaço da pilinha da criança, que pode sofrer lesões irreparáveis. Neste caso, a criança deve ser imediatamente observada por um médico para que a situação seja rapidamente resolvida.
Em relação à cirurgia, trata-se de um medo infundado. Só em menos de 2% de crianças não se consegue descobrir a glande nos primeiros anos de vida, situação que os médicos chamam de "fimose". Estas crianças podem ser tratadas com a aplicação de cremes com derivados da cortisona que resolvem a situação em mais de 90% dos casos. Nos casos mais resistentes pode ser necessário realizar um pequeno puxão, sob anestesia local. Quer isto dizer que só 7 em cada 10.000 crianças pode vir a precisar de realizar uma cirurgia para resolver a situação.
Voltando à pergunta inicial,"deve ou não a pele da pilinha do bebé ser puxada regularmente para trás para evitar que fique apertada?", aquilo que os pais podem fazer de melhor pela pilinha do seu filho resume-se a uma simples frase: não fazer nada
Por Paulo Oom
Pediatra da Clínica Gerações

texto acima retirado do site http://www.mamaminha.com/fimose.shtml



sábado, 28 de novembro de 2009

explanations

uau!consegui um dia numa hr qq ter tmpo p sentir falta daki e deixar um alo p vcs... deixar aki um registro da minha vida...

depois q comecei a trabalhar reduziram minhas horas na internet, pois qd chego em casa a noite, o tempo eh dedicado aos cuidados das crianças, comida, mama, banho, carinhos, conversas, um livro p contar e soninho. E um deles sempre acaba dormindo mais tarde, dai fico tao cansada q me acabo na cama, sem ao menos curtir um tempinho para mim...

Jah vai fazer um mes que entrei no meu novo emprego, no inicio senti muita falta do meu antigo emprego, e graças a deus nao tive nhma implicancia com ngm, meu primeiro trabalho no meio de tantas outras pessoas, picando cartão! fazendo serviço dos outros, fazendo caridades e fazendo sempre coisas além. mas gosto disso...

Foi um mes de correria meu mes de nov.... kalel teve otite media serosa, passei por varios otorrinos e dilemas (cirurgia ou nao) e investi so no medicamento (confesso q nao estava tao confiante) , e Deus me mostrou mais uma vez que é fiel e eu só tenho que agradecer, ontme finalmente meu filho voltou ao otorrino, apos 20 dias de corticóides e está tudo bem de novo, nem acredito!Foi uma otima noticia! me sinto mais aliviada, e contente pq meu filho esta ouvindo novamente e começou a falar novas palavrinhas, novos sonzinhos....
Esta numa fase de morder muito aguçada!nunca vi!td dia morde alguem.... =(

A sara esta sapeca, foi classificada para a final no concurso de criança mais fotogenica, disputando com outras 1200 crianças.!ta podendo ne?rs

O Tarik me fez passar maior sustao essa madrugada com o pipi dele... sim, mae do 3 menino e nao sabia de coisas de meninos...rs depois posto aki as coisas perigosas da fimose, q n vale a pena se preocupar qd eles ainda sao bebezinhos, pois a pelinha nessa fase eh uma proteção... enfim... foi um ustao mas graças a deus ele esta bom de novo e td voltou a seu lugar...

Estou feliz por uma amiga que em breve estará no seu novo emprego!em nome de jesus!e pertinho de mim!!!rs

tirei mais um dente do ciso, este me deu trabalho, ta doendo e n deu p tirar o ultimo, fica p a proxima... fico feliz com o sorvete hahaha (e obrigada supermercados pelas promoçoes!).

Estou tentando axar um tempo p estudar e conseguir fazer meu mestrado (pois eh, essa parte eh surpresa mesmo, pois nao estava previsto...decidi de um dia p o outro fazer essa loucura no mieo desse pouco tempo que estou tendo....). Sinceramente? esta me fazendo muito bem essa vida agitada, me sentindo viva e importante de novo... e isso estah me ajudando naquela historia de depressao... mesmo tendo a bruxa dos meus S , sim a poderosa naja e agora o poderoso najâo mostraram os venenos, me fizeram chorar demais esse mes, meu leite diminuiu, quase nem saia esses dias... fiquei meio louca com as crianças dando trabalho (brigas entre eles),meu filho maiot indo em psicologa devido a problemas de pais separados (falta de um pai, e o fato de ter q morar c a avó, bem agora ele foi morar com o pai). Outra parte ruim desse mes foi stres q as faxineiras fizeram eu passar, vieram duas em casa, uma sumiu, sme dar noticias e sem receber, e a outra quebrou um ferro e minha maquina de lavar no 1 dia q veio, ngm merece ne?
to desaponada e to pensando em seriamente em desistir de chama-las.... poxa...n tah chovendo dinheiro p estragar as minhas coisas ! agora preciso de outro ferro, e consertar minha maquinaa.... =(

aaa ganhei um fogao novo, bunito, ganhei mas graças a naja q brigou com meu marido vou ter q arcar c os custos ´p ela parar de enxer os saco dele, mas n me importo, pq eh bunito, meu marido teve bom gosto...rs
nao eh desses chicks nao, mas eh estiloso, preto com inox....rs alem de economizar o gas de casa pq o outro tava gastando demais...e p reu me sentir melhor, adivinhem?
sim, claro... jah foi batizado no primeiro momento de uso!ao ferver o leite, claro!rs

to c meu pc bunito agora, maridao colocou windows novo, cheio de frescurinhas, e na area de trabalho fica um album de fotos digital, onde troca de fotos a cada 3 minutos! demais ne? super amei!mas to camelando um pouco hahahahah

preciso fazer muita coisa aki hj e amanha, mas confesso q nessa chuvinha dah eh preguiça, e sozinha, so com o tarik dah vontade de descansar hahaha mas preciso estudar, arrumar a casa etc...

bjs p todas... e dia 30, paula estara em uma nova versao 3.0! evoluçao eh sempre bom!rs
fiquem c deus

domingo, 25 de outubro de 2009

Saudades de tudo....

Pois eh... o tempo vai passando... e a nostalgia vem chegando junto...
vcs jah pararam p perceber que estamos no final de outubro??? final do ano??? mais um ano se passou? e o que fiz neste ano? confesso que progredi em alguns pontos e regredi em outros tb...
Nao gosto de ficar tentando dar explicações para me acomodar, gosto de evoluir sempre, nao murmurar e achar que tá resolvido, que é assim mesmo... mas confesso que foi o que fiz esse ano inteiro... talvez pq me faltaram forças para encarar e fazer acontecer mesmo!! soh falei, falei e nada mudei...

Sim, mas tb muitas coisas que nao estavam em meus planos aconteceram neh? como ter o quarto filho, como ter depressao antes e e pos parto, ficar sozinha em casa com as crianças sem ajuda do marido, sem empregada.... muita coisa mudou em um ano que parecia que nao ia passar nunca! mas cah estou eu, no final do ano praticamente, proxima dos meus 3.0 anos de idade, proxima de estar em um novo trabalho (meu segundo trabalho como fonoaudiologa em 7 anos de formada), proxima de mudar radicalmente minha vida, meu dia a dia, sem saber o que vai acontecer....
E so pelo fato de mudar minha rotina, jah me dah um frio na barriga, mas eh por uma sensação boa, uma esperança de poder mudar as coisas para melhor...

Esse ano foi meio que sofrido.... vi menos meu filho maior que passou a morar com a avó paterna, e ela cada vez mais tem tomado posse dele, me deixando com mais medo de perde-lo (mes passado ele foi dispensado dos reforços na escola a tarde, o q me trouxe muita alegria, e qd pensei em falar para minha ex sogra " q bom, ele entao poderah voltar a morar comigo!" ela corta meu barato dizendo "como fizemos um acordo de irmos nas ferias de julho para disney, matriculei ele numa escola de ingles a uma quadra de casa, e ele gostou!"... nessa mesma hora jah me deu um vazio... fiquei tristes por uns dias, mas em seguida jah veio a alegria ao pensar o lado bom disso tudo...

Agradeço a Deus por meu filho (nessa hora posso incluir todos neh?) ter uma familia enorme, grande, que o ama muito, e todos tentam apara-lo de alguma forma, e saber que ele estah numa escola maravilhosa que a avó dele se propôs a pagar e acompanhar, que ele está tendo aulas de inglês que os avós (plural agora) tem condições de oferecer, saber que ele está feliz num prédio gostoso daqueles, cheio de amigos, se esforçando para ser um menino bom mesmo longe dos pais, me deixa muito orgulhosa dele! sim, fico sim! mas cheia de saudades sabe?
E infelizmente no meio desse orgulho todo, acontece o que meu pai sempre dizia que iria acontecer... meu filho mais uma vez sendo avaliado pela psicóloga.... e desta vez eh sim por motivos emocionais (pq nossos pais sempre tem razão neh?).. pois bem.. lah vai meu filho ter que fazer terapia, pq o emocional dele estah bloqueando no aprendizado escolar.

Obrigada a Deus mais uma vez por ter uma familia maravilhosa que se preocupa com meu filho e dá condções para ele fazer esse tratamento. Que Deus traga muita sabedoria a nós pais e familiares, para contornar essa situação, para que abençoe a vida e cabecinha do meu filho, trazendo apenas boas memorias no futuro, e que um dia ele me entenda que tudo isso que ele está passando fiz somente pelo bem dele, foi uma escolha difícil e confesso que sou uma mãe inexperiente, imatura, que posso sim me arrepender mais pra frente, mas por enquanto só vejo vantagens nisso tudo, para o futuro dele, quero que meu filho seja um homem bom, inteligente, sábio, tenha uma boa profissão, nao so uma boa profissao mas uma boa formação acadêmica para poder adquirir otimos conhecimentos da vida para ser sempre o melhor que ele puder ser ... o que há de errado em querer isso para nossos filhos?

Meu primeiro filho veio de um erro que cometi, mas nao preciso errar a vida dele para sempre, e me sinto invasiva se nao permitir que ele tenha tudo do bom e do melhor que possam oferecer a ele... se nao posso, há quem possa e isso me deixa muito feliz! E o melhor, nao sou eu quem pede isso, por mim estaria numa escola mais ou menos que jah estaria feliz, mas melhor do que a familia poder, é querer!!

E isso me faz lembrar uma parte da família (parte virgula, uma pessoa!) que poderia fazer muito mais, mas que nao faz! por orgulho ou sei lah o que! Meu pai, desde que soube que engravidei pela primeira vez, que sabia que meu amor pela aquela pessoa jah nao era lah como antes, mas que gostaria sim de ter meu filho, ele disse em alto e bom som para todos da familia "nao vou ajudar em nada ", mas pera lah, hj mais madura eu penso como meu avô, meu filho nao é culpado por isso, ele nao precisa pagar pelos meus erros!!! e ele tem condiçoes de oferecer coisas boas para meu filho (nao o julgo nem o cobro por isso, prefiro q ajude quem quer, quem goste de verdade), e nao!tah lah ajudando quem nao tem tantas condiçoes assim. Mas agradeço a deus mesmo assim, que bom que tem pessoas boas neste mundo, e na família do meu filho! Nao soh financeiramente, mas principalmente de amor e carinho....
Bem meu pai nao vou levar em consideração pq tem muita coisa nele que nao entendo e que nao aceito...

Sabe, fui , alias, sou filha de pais separados, nunca me causou trauma, pq nasci num lar desfeito jah... eu fazia tratamento psicologico... fiz durante anos, mas nao me lembro do q sentia, mas meus pais diziam que eu era muito quieta, fechada, nem falava... nao sei se hj estou bem por ter feito esse tratamento, entao nao quero esperar q meu filho se cure sozinho, sabendo que ha todo um trabalho com a família toda também, famílias diferentes, que pensam diferentes, entao se faz necessário sim... infelizmente nao posso ajudar como gostaria.

Logo que meu filho passou a morar com a avó dele meio que se negava a vir as vezes para casa, prefirindo ficar lah com o video game dele, e os amigos do prédio, e nunca o julguei mal por isso, nem me julguei mal por isso, em nhm momento me axei fracassada ou incapaz de conquistar o coração do meu filho, pq sei que o meue spaço está garantido no coraçãozinho dele, e que isto só é uma fase, que eu tb passei, assim como ele morava aqui em casa, tinha os amigos do predio e se negava ir para a casa do pai dele tb... enfim... essa fase de querer os amigos sempre por perto, brincar... quer coisa mais gostosa? eu odiava ter q deixar minhas amigas para ter que ir na casa do meu ficar vendo tv, levando broncas e ter que ficar visitando parentes! gostava quando ele me buscava, iamos passear no igapó, descer morros de terras com caixas de papelão, ou iamos a um cinema... enfim... HOJE eu entendo, como mae, que nao eh sempre que temos dinheiro para levarmos nossos filhos a uma diversão, pois nos pais tb gostariamos tanto eles que tivessemos, para nos adultos soh estarmos ao lado de uma criança e ve-la sorrindo jah nos deixa feliz, mas eles crianças querem no final de semana, eh brincar e brincar! entao nao o julgo por isso, em nhm momento da minha vida qd neguei querer passar um fds com meu pai foi pq deixei de ama-lo!

Mas minha mente anda confusa quanto a isso... pq isto esta se refletindo no aprendizado dele, esta falta de mae e pai no dia a dia dele, poxa ele tem!!nao estah sozinho!! so queria o bem dele que eu no momento nao posso oferecer! so q ele tb nao pode voltar a sim do nada p casa q tah td resolvido! ele tem q resolver esse problema interno dele primeiro, e nao pular fases!

Dai entra aquela outra historia que tb sou contra (desde antes mesmo de ser mae), que o que tem que dar para um filho, tb tem que dar para o outro... cada filho nasce em condiçoes financeiras diferenciadas ... nao podemos balancear isso sempre e querer cobrar de nos mesmos algo que nao podemos!mesmo querendo e sabendo q seria td mais facil e simples!
O que eu axo injusto eh dar escondido...dai eh sacanagem... como uma vez minha mae deu escondido p meu irmao, meu causou traumas ate hj!! ainda ontem escutei da minha familia ao chegar da rua com um vestido de 14 reais p sara (n comprei nada p kalel pq n vi nada bunito e barato, nao foi preferencia) e disseram " sacanagem, n trouxe nada p o kalel, ele tb quer, tadinho!" dai falei, cada um ganha na hr q tiver q ganhar algo oras (eh n soube me expressar bem) dai retrucaram " mas nao eh aniversario dela,trouxesse nem q fosse um carrinho de um real, ou entao desse sem ele ver" - ERRADO! DISCORDO! - respondi (outra vez n soube me expresasr bem) - assim como tem dia q volto com um presente p ela, tem dia q posso voltar com um presente p ele.

Na verdade poderia explicar de varias formas, mas sempre sou pessima de respostas.... e somente qm eh mae um dia saberah explicar isso...embora sei que tem maes que sao a favor de dar td = para os filhos... bem, na vdd essa teoria eh ateh valida, mas nem sempre a gente tem condiçoes, mas nesse caso de presentes inesperados, axo q tem nada haver , hj posso dar um vestido p a sara p encontrei por acaso em oferta (entenda, nao fui procurar algo p presentea-los), assim como amanha posso sair na rua e axar uma bermuda linda p kalel e querer comprar p ele.... ACHAR POR ACASO = INESPERADO = NAO PLANEJADO = OFERTA IMPERDIVEL AS VEZES, serah q nao entendem isso?

se for assim coitado dos filhos mais velhos que sempre nascem em condiçoes piores (financeiramente) e depois q os pais enriquecem (mais condicoes) e podem oferecer qualidade melhor para os mais novos, como uma faculdade paga, roupas boas, que os mais velhos nao tinham... poxa, p que recriminar e julgar um amor de pai nessas condiçoes? axo injusto, nao eh bem assim...somente sendo pai/mae para entender isso... e eh claro, pai e mae cheios da grana nao vao ntener oq eh isso, pq sempre vao ter condiçoes boas para todos os filhos, por igual!! soh sei q esse lance de dar presente escondido eh q sou contra!!! eh mais facil faze-los entender que existe amor igual independente de presentes na mesma hora, do que pensarem que sao menos amados ao receber presentes escondidos..... era isso que queria dizer!!!!assim gostaria de ter expressado!rs

como ma vida, terao amigos que nos surpreenderao em horas inesperadas (tem coisa mais gostosa), e vc vai ficar comparando se vc, seu irmao, sua amiga, qm foi q ganhou mais surpresas? aaa fala serio!! hauhauhauaha

cada um com seu pensamento...nao dah p discutir neh?

mas enfim... jah foi....
soh sei que amo meus filhos, e maes sempre erram...na primeira, segunda, terceira vez, mas sempre com as melhores intenções, nao duvide disso!
E mesmo estando errando, o que nao sei, somente saberei no futuro, mas deus sabe q minha intençao eh da melhor, nao eh p prejudicar ngm, talvez me prejudicar, cheio de saudades no meu coração, cedendo sempre, para o bem de outra pessoa alem de mim....
Esta nas maos de Deus, e Deus por favor, cure e ensine meu filhote a lidar com todos esses sentimentos e mudanças....AMEM

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Leite materno - como conservar?

Pois eh, os dias estão se passando rápido e eu vou ficando mais ansiosa para meu novo trabalho daqui 15 dias...
Entao, jah estou treinando meu bebe a ficar um pouco com a tia e nova mamadeira, novo leite de reserva... como aumentou muito esses leites de formula, comecei a estimular os meus seios tb a produzir um pouco mais de leite para que eu possa conserbar em maior quantidade quando estiver trabalho, assim economizo neh?
vou tentar...e hj foi o primeiro dia... rs deu p tirar uns 200ml dos dois peitos... mandei bem ne?
e sabem q eu experimentei o meu leite pela primeira vez? sim, bebendo do copo, em gole...rs
axei gostosinho, eh ralinho, e docinho docinho, nao tem o gosto de leite de vaca nao...rs
bom, vou deixar aki algumas informaçoes para mamaes que se interessam e q estao passando pela mesma fase do q eu...
bjusss

Como Armazenar o Leite Materno

1. Coletar o leite em recipiente de vidro, de boca larga e esterilizada.

2. Para armazenar o leite coletado, utilizar preferencialmente, vidros transparentes com tampas plásticas resistente ao calor, para que possam ser esterilizadas em água fervente durante mais ou menos 15 minutos.

3. Identificar os frascos com o dia que foi feito a coleta.

4. Armazenar por um período de 24 hs na geladeira, 15 dias no congelador ou no freezer.

5. Antes de oferecer ao bebê:

a. Retirar do freezer e descongelar em banho-maria, não deve ser deixado em temperatura ambiente. Manter após descongelado em geladeira por até 24 horas.

Atenção: não congelar este leite novamente – a sobra após 24 horas na geladeira deve ser desprezada.

b. Antes de retirar a quantidade a ser oferecida ao bebê, em cada mamada, agitar bem o frasco para completa mistura dos diversos componentes do leite.

c. Aquecer o volume a ser oferecido para o bebê, em banho-maria, fora do fogo - nunca ferver o leite (apenas para “quebrar o gelo”).

7. Oferecer no copo ou com a colher

Atenção! Estes tempos de conservação do leite não são acumuláveis: não se pode, por exemplo, deixar o leite 10 horas à temperatura ambiente, depois dois dias no frigorífico e depois congelá-lo por 3 meses.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

greve

pausa para meus ouvidos, minhas maos, meus olhos, pausa para meus sentimentos
chegou a hora da greve interna e externa
reflexao para meus sentimentos e vida...
jah q ngm entra aki, ngm comenta, e eu so tenho lamentaçoes ultimamente, nao quero ser chata em repetir muitos assuntos, ando chateada, cansada, stressada, e poucas coisas me alegram.
Irei me afastar por um tempinho ateh eu me recuperar e ter noticias boas.. pq axo deprimente vir ateh aki e ficar lamentando picuinhas da minha sogra, do meu marido, q ultimamente deu no saco! to cansada de mau humor qd um deles aparece na minha frente qd estou num dia bem, feliz, cantante, etc...

para quem quiser falar comigo, adorarei receber emails, fonogibrin@hotmail.com, de qq tipo!! (menos virus ta?). Afinal passo de 2 em 2hrs acordada dando mama, aproveito jah conecto e vejo o que tme p mim, ultimamente nada, e isso me desanima!rs

beijos a todos (as) e ateh qq hora....

bjus

terça-feira, 22 de setembro de 2009

nothing compares to u


sarinha linda, a princesinha levada da breca hahahahaha












kalelzinho e seu olhar 43 hahahaa demais neh?












sou viciada en covinhas, amo de paixao... meus dois filhotes tem, sao discretas, apenas qd estao muito felizes q aparecem...rs






aaaaa, amo minhas covinhas!!!









Olah pessoas....
obrigada as amigas q me mandaram email e que deixaram comentarios por aqui...
obrigada qm me entende, meus pesames p quem tem uma sogra naja arebaba!hahaha
sabe o q eh pior? nunca me dei mal com sogra nenhuma.. ejh a primeira vez.... sera q o encanto se acaba depois q casa? hahahahaha

ANYWAY
"la vem, la vem de novo..." jah escutaram essa musica do legiao? Giz?? eh bonitinha, e escutar Legiao ultimamente me fez sentir adolescente de novo....

aaa nao dah p contar muita coisa
hj vou postar umas fotinhas e qm sabe depois nao escrevo mais neh???
bjus e tenha uma otima terça feira...
tenho que ir ao banco hj abrir conta... serah q nao tem como abrir pela internet?rs
tah um dia chuvoso, friozinho...
uma cama, edredon a tarde td cairia bem...to num sono...nao dormi bem hj, fiquei mais acordada do que dormindo... sonhando de olhos abertos?rs

ateh mais queridas!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

feeling blue

passei meu fds triste...sab o meu marido apareceu de supetão, mas estah akele clima ruim, nao tocamos mais no assunto, mas de repente de uma hr p outra ele fala : estou chateado c vc....numa hr te dah carinho, de repente ele fala com a mae dele (tel ou pessoalmente) e jah muda o comportamento dele comigo... e eu prefiro nem perguntar o q foi q a naja da mae dele falou, pq prometi p mim mesma n querer saber mais daquele povo de lah...ainda atendo o tel dela hj : "oi paula, MEU FILHO esta ai?-nao- VOCE sabe aonde ele foi? - parece q ele ia passar ai (parece nao, eu sabia q ele ia mesmo, mas na vdd queria apenas falar um nao, nao sei, liga p cel dele!) - entao tah, vou espera-lo antes deu sair, xau", mas td isso num tom de sinismo do tipo bem seca e do tipo SOU EDUCADA MAS NAO QUERO FALAR C VC! CADE MEU FILHO?LIGUEI P SABER DELE!

e o q me deixa mais puta, eh q ele veio p ca, nao sei pq ateh agora, se nem por tel tava falando comigo direito, para numa hr vir e fazer "carinho", trocar olhar e fingir q tah td bem, depois de falar c ela no tel ou q voltou de lah, fica seco comigo e ainda fala q tah chateado....
A unica coisa q consegui falar p ele qd me olhava era "odeio vc, e me odeio... odeio gostar de vc". Messa hr vem uma musica na minha cabeça "Voce nao vale nada mas eu gosto de vc...." hehehehe (isso q dah assistir muita novela!) SO ISSO disse em 2 dias!!! Alem de tentar ficar perto e ficar chamando varias vezes ele na sala p vir dormir na cama comigo... e ele ir somente qd to no meu decimo sono, lah pelas 4, 5 da manha. ENTAO PQ VEIO???? presente mais ausente?perdoa ou nao perdoa?abre a boca e rasga o verbo!mas para c essa palhaçada!!
Amanha tenho um dia corrido...(hj ne?) espero q ele nao me atrapalhe c o seu mau humor... pq ultimamente qd ele vem so tumutua minha vida, desestrutura a rotina da casa toda e nao consigo fazer nada!!!seria ele meu quinto filho, se eh q me entendem...

me desculpem eu estar assim meio borocoxo, chata... mas eh q nessas hrs nao aparece nhm amigo(a) no msn p conversar (ate mesmo pq se aparecer o chatao vai tah do lado e nao poderia me desabafar...ainda bem q tenho isso daki - ele sabe q existe mas nem entra...).
fora outras coisinhas q aconteceram tb...

a kamila aacabou nem ficando aki pq ele tava aki, e acabei ficando sozinha digamos assim... estava super feliz sexta, fiz aquela faxina!!mas ainda tem MUUUITA coisa p fazer aki em casa...alguem faz uma vaquinha p pagar uma fxineira p mim? hehehehehe

aaaa e ontem eu brincando com as crianças de espirrar leite na carinha deles?hauhauhauhaa eles riram a bessa, se divertiram! o tarik q nao gostou muito de desperdiçar o leite dele e sentir o cheirinho pela casa inteira e td espirrado no sofa hahahahahha

sabe ultimamente sinto necessidadade de dar uma espairecida sozinha... novas amizades, uma companhia mais intima... talvez pq a kamila tem ficado mais ausente essa semana, ocupada com os amigos dela...afinal ela tem todo o direito... e eu aqui, me lamentando...da minha vidinha....
ahhhh sexta a noite ela me ligou da balada (aquele dia tava puta a noite pq nao deu certo deu dar uma voltinha com minha mae de carro pelo menos pq ela tava mal, com dor de ouvido), dai passei mais vontade neh? hehehe e ela ainda tentou me alegrar dizendo q um amigo disse a ela "aaaa se ela se separar diga que eu aceito ela e os 4 filhos dela!"hahahahaha fikei meia hr sorrindo, ficamos surpresas em saber q tinha um admirador que nem sonhavamos!hahaha mas em seguida jah bateu akela coisa ruim de novo, virei o rosto e fui dormir de novo....

quem qu quero ultimamente parece nao me querer...e eu fico num mundo de ilusoes, dai sempre aparece aquelas mesmas pessoas no msn q tenta levantar sua moral dizendo "vc eh linda, merece coisa melhor, ou...te entendo, ou isso passa... ou, qq coisa to aki" mas DEUS!!!! graças a deus estao todos longe de mim!arebaba!hahahahaa pelo menos nao estou morta, e espero q realmente me admirem, faz bem p meu ego, mas por minutos... pq logo sinto a falta de alguem q goste de mim de verdade e q poderia estar comigo, mas que NAO ESTA! e parece q cada dia estah mais distante!!!!!!!!

confesso q tenho me sentido mais forte com o meu novo emprego, me axando a poderosa (rs) e mais confiante no meu amor proprio, querendo emagrecer (nao fazendo muita força, mas mais consciente da necessidade), querendo ficar mais bonita...passar um batom ateh p ir na esquina...coisa asssim... mas nem na esquina passa alguem que me olhe... e soh aparece alguem qd vc sai de qq jeito e pensa "vou ali e jah volto"...e PIMBA! surge a fada madrinha e diz "agora vou te transformar em um patinho!" hauhauahuahuhaa


musicas dessa semana que passou -
HILLSONG - FROM THE INSIDE OUT - enquanto chorava
GIZ - LEGIAO URBANA - enquanto sentia esperança
HILLSONG - FROM THE INSIDE OUT - enquanto esperava

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Os dois lados da história





tanto tempo longe acumularam tantaas histórias neh???
domingo passado teve a festinha surpresa p meu filhote mais velho, ele adorou a surpresa!!! mesmo apos 3 dias da data do seu aniversario, e apos receber uma festa surpresa tb na casa do pai dele...rs
Cantamos parabens p a sarinha tb! ela estava vestida de Branca de Neve, um vestido lindo que ela ganhou da amiga da vovó. Graças a Deus deu td certo!! Fizemos a la moda americana, onde os mais chegados levavam um prato de salgado, q no fim fizeram vaquinha e compraram salgadinhos, e que por sinal deu tudo certo, para todos!!! ficaram felizes, a familia toda ajudou, se sentiram a vontade, ganharam presentes lindos, fofos e legais, bolo maravilhoso, etc etc....muito bom tudo isso!!!!
Na segunda cantamos parabens p Sarinha na escola... foi vestida de Cinderela, com o vestido que a avó dela bordou durante uma semana!rs Toda perua e cheio de frufus, do jeito q a sara pedia, com brilhos e muito laços!rs

Fiquei chateada com algumas pessoas que nao foram, que disse que nao puderam ir, mas q vc sabe que nao foram pq nao quiseram mesmo...
No aniversario da Sara jah foi mais tumutuado... coisas pequenas aconteceram mas que me deixaram encucada...mas relevei sabe? aaa coisas de familia, olhares de reprovaçao p cima de vc, e vc lah, fazendo o social para nao estragar seu dia... tentando aproveitar os momentos com os filhotes... Um detalhe que me deixou feliz, o presente q dei p sara e p gui, foi o que eles mais amaram!! rs

Depois desse dia, alias, no mesmo dia, coisas desagradaveis aconteceram....
eu e meu marido discutimos, na frente das crianças, eh eu sei, coisa feia neh?
mas entramos em conflito a maneira em que ele decidiu resolver uma birra da sara em nao guardar os brinquedinhos dela na casa do avo.... eu nao gostei e pedi para que ele nao fizesse o que falara q ia fazer (quebrar os brinquedos q ela tinha ganho no mesmo dia, no sia do seu aniversario)... e entao qd o vi fazendo o meu sangue subiu, perdi meu controle! Estava brava, e meu instinto materno animal apareceu, e como uma onça fui em cima dele...
sim, nao fiz certo, mas nao ia deixar ele ferir os sentimentos dela com tamanha ignorancia!!!
Nao eh assim que resolvemos os problemas...quebrando as coisas dos outros... como se fosse uma tranferencia de culpa, raiva...o que acaba em agressao do mesmo jeito...

dai ficou aquele clima chato por uns dias (ainda estah), e ele acabou contando p os pais dele...ou seja, na versao dele, que nao sei qual foi mas faço ideia....
e so descobri ontem q os pais deles estavam bravos comigo pq ele n deixou eu falar ao telefone com o pai dele me dizendo baixinho : nao, ele tah puto c vc!!!!!

Meu deus!!!o q fiz p esse homem???? judiei do filho dele? mas alguem se quer quis saber qual o motivo da briga? ngm discute do nada...e ha sempre duas versoes da historia, e antes de tomar as dores de alguem q descubra quais sao essas versoes!! eh assim q a lei faz nao eh? mas a lei do ser humano tem hr q eh engraçada....e se quer fazer justiça com as proprias maos,...
me senti ofendida,, triste....sumi...quis chorar e chorar, como de fato fiz escondidinha, fico puta c isso sabe? a gente pega amor por uma familia, e depois tem q ver pessoas bravas c vc sem vc saber, pq n foram ateh vc tirar satisfaçao...se bem q nesse caso eh absurdo!!! em briga de marido e mulher ngm mete a colher!! ele nao tinha q ter feito isso!! que coisa!!! pq nao cresce!!!??
se minha familia tivesse tomado minhas dores, ele nunca mais colocaria os pes dele na casa de ngm faz tempo!!!!
falam que sao crentes, mas julgam as pessoas , viram a cara e nao perdoam... tanto eh q estao brigados com os filhos ha mais de 3 anos!!!! jah nao me sinto mais culpada de td q acontece qd viram a cara p mim, jah cheguei a conclusao que sao confusos mesmo, complicados...
choro sim, pq sinto pena do soldadinho do meu marido que nao sabe caminhar so, fica na sombra da mae e nao sabe caminhar com as proprias pernas, jah briguei c ele antes por isso... que que tem que ir lah colocar a mae dele no meio da gente???

sabe, antes das nossas brigas, ela era mega maezona minha, chegou a lavar minha piriquita qd estava no hospital pos parto da sara, sempre a tratei bem, e vice versa, desde q meu marido começou c essa palhacada de coloca-la no meio de nossas brigas nossa relacao foi se enfraquecendo..e entao o encanto acabou, as mascaras cairam enfim....
assim como ela deve me axar uma bruxa hj, eu tb axo ela uma bruxa tb....
antes ela nos ajudava em qq briguinha, fazendo a gente pensar e ficar junto... eu pensava q se um dia ela morresse ,morreria meu casamento tb, pq ele soh escutava ela... hj penso ao contrario, infelizmente.... q a qq hr nosso casamento acaba por causa dela, isso sim!!!

ai ai ai.... respira fundo conta ate 100 paula!!!
e eu q tava tao feliz e serelepe com o concurso!
aaaa o concurso.....???
aceitei meu novo emprego!!! comeco dia 15 jah! preciso de roupas novas e sapatos novos...
todos da minha familia me apoiaram e espero q cumpram com o q falaram neh?? odeio depender de familia, mas agora chegou a vez, pelo bem dos meus filhos....
estou super feliz e ansiosa... com cabelo novo...me axando hehehehe

bem... estou com sono e quero aproveitar q as crianças dormiram...estou ficando louca..jah faz mais de 2 semanas axo q eles trocaram os horarios...antes dormiam cedo, agora tah maior sufoco p fazerem dormir....


bjusss

sumida porem nao esquecida

gentem... assim q deu posto aqui mais tarde..nao me esqueci de vcs nao... saudades!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

satisfaçao

desculpem o sumiço, anda corrido aqui em casa, estou tentando unir a familia p cantar um parabens para o pablo epara a sara, o pablo faz 9 anos hj e a sara 3 na segunda...e to pobrinha, digamos asssim....
entao tá aquela correria...nao paro em casa, sem contar o trabalho da minha mae q nao acabei ainda...e td dia ela chega c um novo ou uma nova pesquisa...rs
Logo mais entro aqui e converso com vcs..confesso que estou com saudade....
e tensa.... gentem, orem por mim por favor...
faz dois dias jah q estou feliz mas com medo ao mesmo tempo...
eh o seguinte... fui convocada p contrato e posse de um emprego de um concurso publico q fiz ha 3 anos atras, q tinha ficado em 4 lugar.... mas naquela epoca era uma situaçao, porem hj estou em outra... com 4 fiilhos, inclusive um bb de 2 meses, no qual teria q perder meu emprego atual, beneficios, licensa maternidade etc....
tipo ainda nao fui la conversar, pq ainda estou matutando o q dizer e como entrar num acordo...pois pelo q me lembro eles trabalham 40hrs semanais, e isso nao posso fazer....apenas 20hrs semanais como costume, pq se nao, e as crianças? e meu bb? e eh um emprego que amaria estar lah, entendem?
amanha a tarde estarei lah p conversar, alias, hj ne?dia 11 jah...
por favor...orem por mim, q se nao der certo hj, pelo menos que pensem em minha proposta de 20hrs, ou me deixem la de reserva de novo...sei la!!!!
OOOO Deus, faça sua vontade! espero q isso so n seja um teste p saber se prefiro meus filhos ou o trabalho... pq se nao, penso comigo, pq tds esses anos? pq deus so me entregou essa oportunidade agora?nao pode dar errado!! e se der, nao vou entender o pq....

sábado, 5 de setembro de 2009

dia de vacina = dia de chorinho

aaaa ontem o tarik fez 2 meses... fui leva-lo ao posto p tomar a vacina... e tinha me esquecido de dar tylenol p ele (ateh mesmo pq dar remedio sem saber o peso complica....), chorou, chorou....ficou vermelho quase roxo ao segurar respiraçao ao sentir a agulha na perninha dele, tadinho!Mas eh para o bem dele, chegando em casa dei o tylenol p ele... mas ficou choraozinho praticamente ateh umas 10 da noite... e o tylenol deve ter dado um sonao nele...se bem q ficou acordadao chorando ateh essa hr ne? dormiu bem..acordou a 1hr para mamar, depois as 5 30, fez cocozinho dele... e o nariz tava ruin tadiinho, mal respirava...dai limpei... ele deu boas risadas de fraldinha limpa e nariz tb... conversei c ele um pouquinho, e ele foi dormir rapido, enquanto isso fui comer algo pq jah estava c fome hehehee

aaaa la no posto eu aproveitei e pesei ele... ta com 6kilos e 700 gramas! engordou k e 700 gramas, fiquei muito feliz por isso!

eskeci de contar a conversa da sara c meu amrido q estah em viagem...foi muito engraçada!
"vem p minha casa papai?(resposta do pai que provavelmente foi dizer q viria a noite) - por favor....nao tah iculo ainda, ta um dia lindo la fora p passear (olhando p janela)... depois de mais um resposta - papai, nao seja teimoso! vem para minha casa!"

hahahahhahahahaha desde pequena jah sabe exigir seus direitos!

esses dias minha tia kamila tem ficado em casa, jah disse isso esses dias ne?hehehe mas ela voltou de novo...e ontem foi um dia q ela foi sair com as amigas... e eu fiquei com os 3 em casa como ha muito tmepo n ficava sozinha... foi uma loucura!! (bem, cedo ela tinha visto como foi dificil eu fazer almoco parando td hora para apartar as brigas da sara e do kalel), a noite um chorando, bb tb pq queria colo (dorzinha - e mesmo assim chorava um pouco), sara dormiu cedo, mas acordou nessa mesma hr chorando sem parar (algum sonho ruim), kalel n queria dormir...e eu la..verde de fome!!tentando acalmar o povo hauhauhauha

no meio da novela, q estava emocionante...meu marido chega...uma fleicidade sim, mas estava tao legal a novela...huahuahauhauha

nunca fui noveleira, mas as vezes tenho o habito de pegar gosto pelas novelas nos dois ultimos meses em que ela finaliza hahahaha, e desde q me casei, caminho das indias foi a segunda novela que assisti (final). rs - tb n me lembro qual foi a outra hahahahah

uau...nao sei ainda o q faremos hj, passeio de familia com as crianças....
tinha ate combinado c umas amiguinhas da sara de dormirem em casa hj, mas o xico apareceu do nada e disse q vai ficar mais hj...e vai embora amanha... entao nao vou poder cumprir o combinado essa noite, espero q nao fiquem chateadas....

alias, final de semana passada foi muito gostoso!meu marido tb estava aqui...e de surpresa resolveu ficar mais uma noite (comno ha tempos nao fazia em casa), me emociono muito pelas crianças, que ficam muito felizes com a presença do pai. Fomos tomar caldo de cana na beira do lago, passeamos na casa das avos, fomos em restaurante e kalel se comportou muito bem... e no domingo, depois q ele se foi, fui com a filharada (TODOS) no Pula futrica, e eles AMARAM! brincaram demais! e foram com mais duas amiguinhas muito fofas e super educadinhas!
mas deu do, pq depois ngm queria ir embora...dai fui deixar o mais velho na casa da avo dele, e essa Sara chorou, chorou...que deu doh...
ao chegar em casa, as amiguinhas se despediram e ela chorou, chorou... que deu muita doh! p ela tinha sido um fds tao perfeito, que a mae estragou td! me senti uma bruxa!! mas tinhamos que ir p casa!!!!

bem... vamos ver como serah o dia de hj..espero q consiga aproveitar! eobrigada deus por dar um solzinho hj!rs

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

andar e dar cambalhotas...

aaaaaaa logo pela manha a sara me pergunta
"mamae, o tarik anda?"
"nao sara, ele ainda nao sabe andar"
"mamae, qd ele aprender a andar, ele vai virar cambalhota!"hahahahhahaa

ela fala cada coisa!!
e depois comecou a cantar p ele "cachorrinho tah latindo la no fundo do quintal
cala boca cachorrinho deixa o meu benzinho entrar
O QUINDOLLELE O QUINDOLELE LALA
O QUINDOLELE deixa meu vizinho entrar"
hhauhauhauhauahuaha

alergia a que?reaçao?

desculpem meu sumiço.. tenho tentado me divertir com as crianças no meu tempo livre (ou seja, qd nao estou dormindo, amamentando, ajudando minha mae nos trabalhos dela, ou com crise de coceira). Nao sei o que anda acontecendo comigo, mas do nada me dah umas coceiras que nao paro mais e nao eh de picada de inseto, mas como se fosse... e nas maos tb, que coça em td eh canto (nas duas), mas nao vejo nada, nem vermelhao, nem escamaçao, nem nada! eu nao tenho habito de usar joias, nem semi joias, nao eh isso!nem creme uso!!sabonete eh o mesmo.... nunca tive alergia a produtos de limpeza, quase nao venho usando pq nao tenho disperdiçado meu tempo p limpezas, somente p brincadeiras rs
soh sei que encomoda! e estou prestes a procurar um medico...qual ir?

amanha, ou seja, hj... tem a vacina do tarik, de 2 meses, espero q a tarde nao chova tanto como tah chovendo agora... eh, sao 3 30 da manha, e estou acordada desde a ultima mamada dele, as 2 30, seguida de um coco (e dale fralda).

A sarinha chegou hj da fazenda, apos ter ficado desde segunda lah c meus sogros, voltou animadissima e ainda foi na faculdade com minha tia assistir aula, eh mole? chegou animadisssima!colocou o vestido de princesa dela e fui dormir as 23hrs e ela ficou vendo desenho com a tia kaka sei lah ateh q hrs...mas qd deu 1hr levei-a p cama.

Ai ai... hj foi um dia ansioso p mim... sabe qd vc desinterra morto?ou... tira a casquinha da ferida que jah estava quase cicatrizando?pois eh..mas meu coraçao pedia ha muito tempo para uma conversa aberta, com todas as cartas na mesa (todas que eu tinha tb neh?), me senti um pouco triste, mas ao mesmo tempo aliviada, ou "contente" por ajudar pessoas inocentes. Mas deixa isso p lah, pq prefiro falar de coisas boas! (e o tarik nao dorme...)

gente, nao me lembro de ter tido um bb tao "catarrento" qt o tarik, todo santo dia, pelo menos umas 3x, tenho q fazer limpeza no nariz dele, pq ele fica sem respirar direito (fora o barulho q fica a respiraçao dele), e qd limpo eh akele berreiro (ele odeia) e sai cada alienigena inacreditavel!

uau... 3 48... axo q em mais uns min e ele dormirah profundamente..(assim se espera...) odeio deitar e em 15min, 30 hr ele me acorda de novo....

bem..amanha posto noticias,fotos, sei la hehehe

bjus e fiquem c deus

terça-feira, 1 de setembro de 2009

creche, escola, anyway




Apos ler esse texto em outro blog, quero colocar aqui e saber a opiniao de vcs(nao para mim, pq eu tneho a minha opiniao formada, mas p refletir faz bem...).
Comentei pouco pq esse assunto tem me irritado muito qd alguem me pergunta se continuarei trabalhando e palpitando o que deveria ou nao fazer...


"Escola antes dos 3 anos é um erro"

Nos primeiros anos de vida, as crianças só precisam do amor dos pais, afirma o best-seller Steve Biddulph

Leia trecho do livro Criando bebês felizes

Um dos autores mais bem-sucedidos da psicologia infantil, o britânico Steve Biddulph, de 51 anos, não se envergonha de jogar um balde de água fria nas conquistas femininas dos últimos 40 anos. Em vez de sair para trabalhar, ele diz que as mães – e os pais também – deveriam ficar em casa com seus filhos até eles completarem 3 anos. O motivo é a inadequação das creches modernas às necessidades das crianças dessa idade, que, segundo Biddulph, precisam muito mais de amor e carinho do que de brincadeiras com gente estranha.

ÉPOCA – Estudos dizem que as crianças devem ir para a escola quanto antes. Por que o senhor discorda?
Steve BiddulphBebês não foram feitos para ir à escola nem para ser cuidados em grupo. Eles crescem e aprendem melhor quando têm um ou dois adultos cheios de amor exclusivo. Minha pesquisa é clara nesse sentido: até os 3 anos de idade da criança, é a família que tem condições de interagir com ela para um bom desenvolvimento cerebral. Ou seja, com intensidade e sintonia. É assim que o bebê aprende a se aproximar e a criar empatia – e adquire o que chamamos mais tarde de “inteligência emocional”. A melhor hora de colocar a criança na escola é a partir dos 3 ou 3 anos e meio. O certo é começar com três manhãs por semana de jardim-de-infância, com atividades educativas. Isso é bem diferente de deixar a criança todos os dias numa creche de período integral.

ÉPOCA – Qual a importância da adaptação escolar no aprendizado da criança?
Biddulph – Estudos sobre estresse e níveis de cortisol no sangue mostraram que bebês na fase de aprender a andar sofrem o dobro de estresse quando são separados da mãe e inseridos numa creche. Foi constatado que por meses o nível de cortisol se mantém alto. Sabemos que cortisol elevado faz mal, porque atrasa o desenvolvimento do cérebro, atrapalha o sistema imune e até reduz o crescimento. Os estudos constataram que as crianças que aparentavam bem-estar, na verdade, permaneciam estressadas – elas aprenderam a esconder a emoção e a lidar com ela. É importante lembrar que, nessa fase, a idade e o preparo são cruciais. O que pode ser valioso e excitante para uma criança de 5 anos pode ser devastador e traumático para outra de 1 ano e meio. Desenvolvimento infantil é isso: a coisa certa na hora certa.

ÉPOCA – Pesquisas demonstram que as crianças se desenvolvem melhor quando são estimuladas a ganhar independência. Como oferecer a elas essa oportunidade sem prejudicá-las?
Biddulph – Dos 3 anos em diante, elas começam a brincar socialmente. Antes disso, elas na verdade vêem outras crianças mais como fontes de concorrência e ameaça que como companhia. Quem brinca com as crianças pequenas são as mais velhas ou os adultos. Você não vê bebês tomando conta uns dos outros. Eles apenas brigam. Forçar essa interação social pode atrapalhar o aprendizado, de acordo com estudos internacionais que acompanharam milhares de crianças. Eles descobriram um fator de risco triplo: as muito novas que vão à creche com freqüência e passam muitas horas ali se tornam agressivas, ansiosas e desobedientes. E perdem o vínculo com a mãe. É importante ver isso em perspectiva. O número de crianças “desajustadas” cresce de 6% (em lares de bebês criados em casa) para 17%, nesses casos. Os pesquisadores acreditam que provavelmente toda criança criada em creche é de alguma forma prejudicada. Mas não criemos pânico. Pôr seu filho numa creche não é crime, mas é uma opção menos valorosa.

ÉPOCA – O que há de errado com as creches?
Biddulph – Para algumas crianças, pode ser uma experiência triste e danosa. O que se aprende nos primeiros anos de vida é a socialização: como confiar, se sentir seguro e ser alegre. Esse aprendizado é precioso demais para colocá-lo em risco no ambiente caótico de uma creche, barulhenta, com crianças demais. As creches estão distantes da imagem idealizada que elas vendem. A equipe muitas vezes é desqualificada, e os profissionais mais atenciosos costumam estar ocupados e estressados. Ali, as crianças são tratadas como grupo e não podem ser amadas ou cuidadas individualmente. As interações amorosas que elas têm com a mãe e o pai centenas de vezes por dia acontecem menos de 20% do tempo na creche. Estudos com gravações em vídeo mostram que bebês nessa situação acabam desistindo de pedir atenção e tornam-se depressivos. Ficam quietos e aí são considerados bons bebês.

ÉPOCA – Como pais que trabalham o dia inteiro podem dar atenção suficiente aos filhos pequenos?
Biddulph – O direito à maternidade e à paternidade é uma questão de justiça social. Em algumas sociedades, como nas Filipinas e na África do Sul, os pais são forçados a viver longe dos filhos por razões econômicas. É muito triste. Essa é a tragédia da industrialização. Em todo o planeta, famílias têm sido devastadas por modelos assim. Na vida em comunidade e nas aldeias indígenas, as famílias ficam unidas durante o dia. Os avós são tão bons quanto os pais, e parentes fazem um trabalho melhor que qualquer creche na maior parte dos casos. É por isso que estou fazendo campanha. Até as pessoas mais ricas têm seu papel nessa mudança, pois dão o exemplo. Nos países ricos, são os ricos que põem suas crianças em creches e têm menos tempo para cuidar delas. As pessoas pobres detestam ficar separadas de seus filhos e tendem a preferir que um membro da família tome conta das crianças enquanto trabalham.

ÉPOCA – O senhor está sugerindo que mães que colocam seus filhos em escolas os amam menos?
Biddulph – A oferta de babás baratas para mães ricas nos países em desenvolvimento é uma tentação. Enquanto a mãe cuida da casa, a babá cuida do bebê. Como o bebê interpreta isso? Como se ele fosse tão importante quanto a faxina? Ser mãe ou pai não é coisa fácil: é algo para aprender. Se deixar a criança em uma creche for inevitável, os seguintes fatores devem ser levados em conta: quanto menos crianças por cuidador, melhor; equipe perene (para uma relação estável) e cuidadores bem pagos (para que eles se sintam bem ali). Minha pesquisa mostrou o efeito das horas em uma creche sobre as crianças. Até 1 ano de idade, não se recomenda creche por nem um minuto. Até os 2 anos, dois dias curtos (meio período) por semana. Até os 3 anos, três dias curtos por semana são aceitáveis.

ÉPOCA – Em seu livro, o senhor afirma que “tudo de que os bebês precisam é amor”. Como eles experimentam esse amor?
Biddulph – Amor tem a ver com tempo. Quando você vê um pai amável com seu filho de colo, o tempo escoa, parece lhe restar todo o tempo do mundo. A pressa é inimiga do amor, porque o corrói e destrói. Temos de combater isso para proteger pais e filhos do estresse. Quando somos amados, nossas emoções são apaziguadas. Há muita risada, música e cantoria. Aprendemos a nos recuperar do estresse rapidamente. É difícil tornar-se amável sem ter passado por essa experiência. E a melhor fase para sentir isso é na primeira infância, nos braços dos pais. É quando se desenvolve a parte do cérebro que ama: o córtex frontal, que reconhece um sorriso, aprecia um afago, vê o mundo como seguro e interessante.



Creche é uma necessidade pra PAIS não para FILHOS!!!



EU, PAULA, O QUE ACHO:

bem... cada um tem uma realidade, uma situaçao... tem crianças e crianças, assim como pais e pais... pode ter tido varios estudos, mas temos q le-los com atençao e interpreta-los com sabedoria. Jah viu ccas q sempre ficaram com maes e qd foram a escola pelaa 1 vez choraram? pobre q fica c as crianças em casa, qd crescem, todos sao bonzinhos e de bom carater?

ele num ponto deixou claro que CRECHE em periodo integral... mas la no final deu as dicas de tempo suportavel q a cça fica....seria bom realmente se trabalhassemos 3 x por semana, nos dias q iria p escola...mas nao rola ne?

DISCORDO com a sociedade c essa mania de q mae que eh mae, tem q cuidar de seus filhos ateh 6 anos exclusivamente...ou 3, n interessa!

pode sim a falta de amor e atencao dos pais deixarem a cca insegura e infeliz na infancia ou futuramente, mas isso pode ou nao acontecer com maes trabalhando ou nao!! depende dos pais e dos filhos.,a personalidade q cada um carrega. Nao creio que a creche q tenha culpa disso...mas sim varios fatores.....q provavelmente nao expuseram nesse grupo de pesquisa.

sim a creche eh mais uma necessidade dos pais do q para os filhos... mas vejo muita coisa boa na escola tb... discordo dele em falar q cca com menos de 3 anos nao saiba brincar e aproveitar numa escola... como se fosse soh isso estimulado la dentro...tsc tsc

homens nao servem p palpitarem sobre emoçoes, eles nao sabem o q eh isso, jah q ajem sempre com a razao...

e desde q as mulheres começaram a trabalharem, o mundo melhorou, descobriu se q tem profissoes por ex, q as mulheres se dedicam mais, e muitas vezes podendo ganhar mais do q o homem... e isso axo q alguns ainda nao aceitaram.... e dai qd um filho n saiu do jeito q queria, a culpa eh da mae... pq ele entao nao parou de trabalhar e cuidou la do filho dele?

a sociedade mudou bastante, nao so emocionalmente, valores, qt economicamente... hj a mulher tem q trabalhar c o homem, hj so o homem fora de casa n sustenta a familia (maioria dos casos).

fico brava c isso... esse assunto me stressa sabuia? hehehe
uma coisa ele falou certo...rico q tem dindin e n precisa trabalhar q poderia sim dar o luxo de dar mais atencao aos filhos, pois ficam na escola e com babas fazendo o papel de mae, dando banho e comida... p mae...o q resta?subir em um lindo par de sato altos e desfilar pelo shopping mostrando seus lindos filhos....

e nos coitadas, nem salto, nem brinco, nem colar, nem uma blusinha mais abusadinha p usar as vezes, pq nossos filhos queridos arrancam tudo! hahahahahahah

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pequenos gestos que criam - outro texto interessante

Pequenos gestos que criam

É na infância que se constroem os alicerces da auto-estima - fator essencial ao equilíbrio emocional do ser humano.Veja como você pode ajudar seu filho a gostar de si mesmo.
Você brincou com seu filho hoje? Deu uma paradinha para ajudá-lo a escovar os dentes? Zangou-se porque ele estava fazendo algo errado, mas explicou o motivo? Elogiou quando ele guardou os brinquedos?
São os pequenos cuidados do dia-a-dia que
comunicam à criança o quanto ela é amada e desejada. “Muito mais do que mil palavras, beijos ou abraços, é o tempo que você oferece a ela que a faz sentir-se querida, aceita e importante”. Fazer com que
seu filho cresça com auto- estima elevada não requer grandes conhecimentos de psicologia, basta deixar aflorar seus sentimentos de forma intuitiva.
A idéia que
a pessoa tem a respeito de si própria, isto é, a auto-estima, adquire com a vida e depende, a princípio, da relação que a criança tem com seus cuidadores. Ao sentir-se amada e ao perceber que tem a aprovação daqueles que são importantes para ela, passa a gostar de si mesma.

É importante que
o interesse e o afeto sejam sinceros, pois a criança capta as emoções. Se soarem falsas, ela vai perceber.
Por outro lado, a presença, a atenção verdadeira e o sentir-se cuidado transmitem a mensagem “meus pais estão aqui para me acolher e proteger”. Esses são os alicerces da autoconfiança. Em contrapartida, quando a criança é negligenciada, sobretudo em termos de afeto, pode se tornar um adulto inseguro e com auto-estima baixa.
“Nos primeiros anos de vida, construímos a noção fundamental de nós mesmos como pessoas capazes ou incapazes, com ou sem valor”, destaca a psicóloga Maria Tereza Maldonado, de Rio de Janeiro. Portanto, as atitudes dos pais são determinantes no desenvolvimento da auto-estima do seu filho. Confira a seguir como agir para que seu pimpolho cresça de bem com ele mesmo, mas esteja atenta aos exageros:



1. Jogo limpo: Não deixe seu filho ganhar sempre no jogo. “Do contrário estarão passando a mensagem de que ele é ‘o sabe-tudo’ e acabam perdendo a oportunidade de ensiná-lo realmente a jogar”. “E a criança ficará frustrada ao jogar com um amiguinho e não conseguir vencer”.
2. Palavras que ferem: Algumas frases comuns costumam minar a auto-estima. A psicóloga Maria Tereza Maldonado chama a atenção para as palavras: “Você é bagunceira e teimosa!” Faz uma enorme diferença se dissermos: “Fico danada da vida quando vejo que
você não guardou os brinquedos como combinamos; vá guardar agora mesmo!”
3. Olhar coruja:Não tenha medo de achar que seu filho é o mais lindo do mundo. “Mãe pensa exatamente dessa forma”, afirma a psicóloga Ceres. “E seus olhos podem transmitir isso, pois ainda bebê a criança aprende a decodificar seu semblante. A sensação de ser amado e protegido é despertada a partir do olhar amoroso dos pais.”

4. Elogios sem medo:
“Todos gostam de elogios verdadeiros e ouvi-los faz muito bem”, afirma Ceres. “Mas faça-os sob medida, dizendo claramente o que apreciou na conduta da criança, sem, contudo, aprisioná-la em expectativas de que sempre se comportará de modo exemplar”, acrescenta Maria Tereza.
5. A vez do desabafo
Não se deve censurar o sentimento de raiva. “No entanto, é preciso ajudar a criança a expressá-la de modo não destrutivo”, salienta Maria Tereza. “É aceitável falar sobre o que nos deixou enraivecidos, mas não expressar a raiva de modo que machuque ou humilhe os outros.”
6. Personal:
Ter destreza, agilidade motora e domínio do corpo são os fatores que mais fortalecem a auto-estima. “Usar o corpo com eficiência gera segurança e autoconfiança”, ressalta Ceres. “Por isso, os pais devem estimular o filho a praticar esportes, colocá-lo na aula de natação, ensiná- lo a andar de bicicleta...”
7.Caça-talentos:
É também função dos pais ajudar o filho a descobrir seus talentos e aptidões desde pequeno. Esteja atenta para reconhecer e incitar o desenvolvimento de habilidades. Por exemplo: se percebe que a criança gosta de ouvir histórias, compre livros, leia para ela. Dê asas Não faça pelo seu filho o que ele pode fazer sem ajuda. Encorajar a autonomia da criança favorece a formação da auto-estima. Permitir que ela tenha experiências sozinhas, como calçar e amarrar os sapatos, é precioso para o desenvolvimento da autoconfiança.

texto de Flávia Benvenga



Ignorar o choro pode causar prejuízos para uma vida

Ignorar o choro pode causar prejuízos para uma vida


Especialista em saúde mental alerta que os conselhos populares para ignorar as lágrimas de seu filho podem causar prejuízos para a vida inteira.

Programas como Super nanny (Jo Frost) e livros como o de Dr. Spock, Dr. Ferber, Gina Ford ou Dr. Estivill podem sabotar o desenvolvimento de uma criança, com o reconhecimento de que conselhos de que uma criança deve ser deixada chorando pode causar danos psicológicos.


Quando se trata de debates acalorados entre multidões no mundo sobre como é a melhor maneira de criar um bebê, há uma nova teoria que usa escaneamentos cerebrais para argumentar que o choro controlado (treinamento para dormir) não somente danifica os cérebro dos bebês como também produz adultos raivosos e ansiosos.
Nota: o psicólogo Abraham le Roux de Cape Town aponta que os resultados de forçar os bebês a se auto confortarem ( necessário para o treinamento de dormir), são tambem seriamente preocupantes. Mais tarde como adultos essas pessoas deverão continuar a se autoacalmar, e os calmantes usados podem incluir álcool, drogas, comer demais compulsivamente, obscessão por sexo, etc.
Se você ignora o choro de uma criança, mandam-os calar a boca ou coloca-os em um quarto sozinho, você pode causar danos sérios em seu cérebro em um nível q pode resultar em neurose severa e problemas emocionais mais tarde na vida, disse a profa. Margot Suderland.

Baseado em seus estudos de 4 anos de escaneamento cerebral e pesquisas científicas, Sunderland roga aos pais para que rejeitem as teorias modernas de especialistas em bebês como Gina Ford e Jo Frost do programa Supernanny, que pregam disciplina rígida, rotina e "choro controlado".

O livro de Suderland, “A Ciência de criar os filhos” (The science of parenting) sera publicado no final de 2006 pela editora Dorling Kindersley na Inglaterra. Fornece um guia passo a passo sobre como reagir a toda mudança de humor de uma criança, até mesmo a melhor maneira de abraçar um bebê incomodado.

A verdade crua é que o estresse não confortado pode causar danos ao cérebro em desenvolvimento da criança , disse a prof. Sunderland, que é diretora de educação e treinamento no Centro para Saúde Mental infantil em Londres. Ela acredita que os pais frequentemente não dão reconhecimento adequado às aflições dos seus filhos.

Enquanto a importância do toque, afagos e acalmar fisicamente seus bebês é soberana, ela tambem alerta os pais dos perigos de tentar minimizar a raiva e estresse emocional dos seus filhos

Os pais não deveriam nunca tentar persuadir seus filhos de parar de sentir alguma emoção, ela diz. Mesmo que seu filho esteja vendo uma situação de um jeito completamente diferente do seu, é importante provar a eles sua empatia através de linguagem e expressões faciais.

"Se seu filho está angustiado, você vai piorar e não reduzir sua sensação de incômodo se não levá-lo a sério, do mesmo modo que gostaria que fizessem com seu incômodo.”

Tentar levantar-lhe os espíritos vai resultar em que ele internalise seus estresses, o que vai custar aos seus corpos e cérebros o mesmo que um choro não consolado. Sunderland tambem acredita que os pais frequentemente tentam inconscientemente disciplinar seus filhos através do medo e da vergonha.
Esse método pode produzir resultados rápidos e os pais geralmente não entendem o que estão fazendo, ela diz. Mas o preço num cérebro em desenvolvimento da criança pode ser muito caro, e deixar um legado de ansiedade e fobia social para a vida toda".
"É fácil demais “quebrar” uma criança". Ao invés disso, Suderland encoraja os pais a serem muito emocionais e felizes quando seu filho se comporta bem e muito racionais e claros quando se comportam mal.
Sunderland acredita q os pais que usam palavras de briga e frases que exigem obediência absoluta e imediata vão criar uma criança rebelde , enquanto palavras pensadas, que ativam seus cérebros dando-lhes uma escolha, vão neutralizar o de estados intensos de despertares emocionais.
Com frequencia, por outro lado, Sunderland aconselha que palavras nao são necessárias e que abraçar calmamente a criança que está se recusando a ouvir é o bastante. " “Às vezes o cérebro da criança está super superestimulado para responder à linguagem e um toque quente e amoroso é a única coisa que pode acalmá-los sem conflito.

Sunderland oferece os seguintes conselhos aos pais:
- Não tente mudar as emoções da criança, mesmo que você ache que essas emoções sejam extremas e irracionais para sentir.
- Não minimize suas emoções: mostre através do toque, tom de voz e expressões faciais que voce entende a intensidade e qualidade daquilo que estão passando.
- Seja seu apoio emocional: seja agradável e calmo.
- Abrace-os: o toque é vital para acalmar e suavizar uma criança.

Leitura recomendada:
Gerhardt, Sue. (2004) "Why Love Matters: How Affection Shapes Your
Baby's Brain", Brunner Routledge, New York and Hove

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

bater ou nao bater?como educar?

Bem, este post vai em resposta a historia da naninha,q ia comentar,mas nao coube!hahahaha
http://asbarrigasdenaninha.blogspot.com/2009/08/dia-tirste.html?showComment=1251507680554#c7724889349000432471

que diz a repseito de bater em criança....

ai naninha, nunca mais comece um texto falando assim, fikei tensa e assustada...(ainda bem q vc n escreve livros de suspense rs, mas ia ser otimo!rs). Axo q vc sabe qual eh minha opiniao a respeito, ainda mais qd lemos, lemos e tentamos ser a melhor mae educadora do mundo, mas isso nao existe! somos humanos e cometemos erros sim! e esse eh soh um dos primeiros q virao! assim ele, como filho, errara em suas escolhas/opinioes um dia(ngm eh perfeito, ha pessoas mas e pessoas boas), Vc jah parou p pensar que a gente sempre acaba machucando quem nos mais amamos? e nao pq queremos o mal, muito pelo contrario, pq amamos, queremos sempre o bem, sempre estar perto, enfim...e pq vc axa que so descontamos nossas frustaçoes em qm amamos??pq sao as unicas pessoas q nos perdoam, o q nos faz crescer...(algo inconsciente).

O que machuca mais em um adulto? eu dar um tapa na sua cara ou verbalizar palavras injustas ao seu respeito?O que machuca mais, vc atropeçar e cair ou alguem te trapacear?
De qq forma, mesmo que em sua visao de educar, nao inclua bater (nao espancar), pode ter certeza q esse tapinha contribuiu p algo. Concordo o que li acima a repeito de provocaçao e impor limites. Tb jah fui mae de 1 viagem (e ainda me considero mesmo c 4 filhos, ate mesmo pq um ser eh diferente do outro, tem pensamentos e comportamentos diferentes do outro, e idades diferentes, o q nos faz a cada dia termos q repensar nossas atitudes, aprender e nos adaptarmos às mudanças), o que quero dizer eh que, ao mesmo tempo em que nossos filhos crescem e formam o conceito a nosso repeito, o mesmo acontece conosco, maes!

A 1 vez q fiquei brava, inpaciente com meu bb qd chorava e eu n sabia o q fazer me fez sentir mal, arrependida de pensar besteiras, assim comoa primeira vez q bati tb senti remorso,qnem vc... claro q nao eh legal ficar batndo por qq coisa, coisa q ateh faço demais, mas sempre dou aviso antes e converso antes, e depois o reforçar... mas eles testam mesmo a gente.. e qd a nossa atitude de correçao jah nao tem mais o mesmo efeito, a gente acaba fazendo de outra forma..

criança esquece desses tapinhas, nao se preocupe!!melhor vc chorar por causa de um tapinha do q vc chorar depois pq ele ficou doente! por mais q tem hrs q ele te entende e te escute, ele ainda eh um bb,de 2 anos!!! totalmente irresponsavel!! eu acredito a teoria de aprendizado de ensaio e erro (n lembro se eh de Vygostky,Peaget..., so lembro q existe!rs),e setem um adulto mediador, isso se torna mais pratico!

eu apanhei minha vida inteira do meu pai, fazia fila no corredor eu e meus irmaos, enquanto ele esperava sentado na cama do quarto dele com a cinta (quem ve eu falando isso imagina o senhor carrasco que violentava crianças!), mas olha...poderia colocar a maior ira dele naquela cintada, força, tempo...que, à nos crianças, nao nos impedia de acabar com nossas artes! mas depois a conversa ajudava a gente a pensar melhor antes de fazer qq coisa, assim como apanhar significava a mesma coisa, ou seja, "papai nao gostou"...
Minha mae nunca encostou a mao em mim, e sabe...eu e meu marido sempre apanhamos, e depois de grande chegamos a uma conclusao... que se tivessemos apanhado mais, poderiamos ser pessoas melhores...

entendo sua decepcao c vc mesma, eh natural e n tem como tirar isso de vc, so com o tempo mesmo... o tempo nos ensina muita coisa...e nesse tempo que vem a cada instante, seu filho cresce e vc tb!

Fica bem,e relaxa tah?c ctza isso nao te fara ser uma mae pior...um tapinha as vezes eh necessario mesmo amiga...

e um dia ele podera te agradecer por isso (bem, c ctza nao exatamente esse pq desse ele n se lembrara mesmo hahahaha)...\

bem, algumas maes devem axar q sou louca...mas cada um tem sua opiniao..

sabe...antigamente os filhos apanhavam em casa, e nas escolas tb (reguada, ajoelhar em milho)- nao q seja bom isso td pq a pessoa cresce amarga e traumatizada sei la, mas pelo menos era uma vez so, e a pessoa aprendia a respeitar os outros na rua... desde q a moda eh soh conversar sem nhm tapinha, e as escolas sem poder punir tb, o mundo virou de pernas par, pais morrerm assassinados pelos filhos, alunos batem, ameaçam ou matam professores...enfim... E dai te pergunto... dar um tapinha como correçao faz mal?(nem pergunto se eh pecado pq nao eh..se nao estaria nos 10 mandamentos rs)... Nao que bater seja a unica forma de educar, castigos tb ajudam demais! Assim, como vale a pena lembrar que respeitar um filho, dizer amo vc, dar carinho, e reforços positivos numa boa açao faz parte da educaçao e formaçao humana (emocional e racional!).

Bem... esse eho meu ponto de vista...Bjs

obs. me desculpem a falta de pontuaçao!