sexta-feira, 28 de agosto de 2009

bater ou nao bater?como educar?

Bem, este post vai em resposta a historia da naninha,q ia comentar,mas nao coube!hahahaha
http://asbarrigasdenaninha.blogspot.com/2009/08/dia-tirste.html?showComment=1251507680554#c7724889349000432471

que diz a repseito de bater em criança....

ai naninha, nunca mais comece um texto falando assim, fikei tensa e assustada...(ainda bem q vc n escreve livros de suspense rs, mas ia ser otimo!rs). Axo q vc sabe qual eh minha opiniao a respeito, ainda mais qd lemos, lemos e tentamos ser a melhor mae educadora do mundo, mas isso nao existe! somos humanos e cometemos erros sim! e esse eh soh um dos primeiros q virao! assim ele, como filho, errara em suas escolhas/opinioes um dia(ngm eh perfeito, ha pessoas mas e pessoas boas), Vc jah parou p pensar que a gente sempre acaba machucando quem nos mais amamos? e nao pq queremos o mal, muito pelo contrario, pq amamos, queremos sempre o bem, sempre estar perto, enfim...e pq vc axa que so descontamos nossas frustaçoes em qm amamos??pq sao as unicas pessoas q nos perdoam, o q nos faz crescer...(algo inconsciente).

O que machuca mais em um adulto? eu dar um tapa na sua cara ou verbalizar palavras injustas ao seu respeito?O que machuca mais, vc atropeçar e cair ou alguem te trapacear?
De qq forma, mesmo que em sua visao de educar, nao inclua bater (nao espancar), pode ter certeza q esse tapinha contribuiu p algo. Concordo o que li acima a repeito de provocaçao e impor limites. Tb jah fui mae de 1 viagem (e ainda me considero mesmo c 4 filhos, ate mesmo pq um ser eh diferente do outro, tem pensamentos e comportamentos diferentes do outro, e idades diferentes, o q nos faz a cada dia termos q repensar nossas atitudes, aprender e nos adaptarmos às mudanças), o que quero dizer eh que, ao mesmo tempo em que nossos filhos crescem e formam o conceito a nosso repeito, o mesmo acontece conosco, maes!

A 1 vez q fiquei brava, inpaciente com meu bb qd chorava e eu n sabia o q fazer me fez sentir mal, arrependida de pensar besteiras, assim comoa primeira vez q bati tb senti remorso,qnem vc... claro q nao eh legal ficar batndo por qq coisa, coisa q ateh faço demais, mas sempre dou aviso antes e converso antes, e depois o reforçar... mas eles testam mesmo a gente.. e qd a nossa atitude de correçao jah nao tem mais o mesmo efeito, a gente acaba fazendo de outra forma..

criança esquece desses tapinhas, nao se preocupe!!melhor vc chorar por causa de um tapinha do q vc chorar depois pq ele ficou doente! por mais q tem hrs q ele te entende e te escute, ele ainda eh um bb,de 2 anos!!! totalmente irresponsavel!! eu acredito a teoria de aprendizado de ensaio e erro (n lembro se eh de Vygostky,Peaget..., so lembro q existe!rs),e setem um adulto mediador, isso se torna mais pratico!

eu apanhei minha vida inteira do meu pai, fazia fila no corredor eu e meus irmaos, enquanto ele esperava sentado na cama do quarto dele com a cinta (quem ve eu falando isso imagina o senhor carrasco que violentava crianças!), mas olha...poderia colocar a maior ira dele naquela cintada, força, tempo...que, à nos crianças, nao nos impedia de acabar com nossas artes! mas depois a conversa ajudava a gente a pensar melhor antes de fazer qq coisa, assim como apanhar significava a mesma coisa, ou seja, "papai nao gostou"...
Minha mae nunca encostou a mao em mim, e sabe...eu e meu marido sempre apanhamos, e depois de grande chegamos a uma conclusao... que se tivessemos apanhado mais, poderiamos ser pessoas melhores...

entendo sua decepcao c vc mesma, eh natural e n tem como tirar isso de vc, so com o tempo mesmo... o tempo nos ensina muita coisa...e nesse tempo que vem a cada instante, seu filho cresce e vc tb!

Fica bem,e relaxa tah?c ctza isso nao te fara ser uma mae pior...um tapinha as vezes eh necessario mesmo amiga...

e um dia ele podera te agradecer por isso (bem, c ctza nao exatamente esse pq desse ele n se lembrara mesmo hahahaha)...\

bem, algumas maes devem axar q sou louca...mas cada um tem sua opiniao..

sabe...antigamente os filhos apanhavam em casa, e nas escolas tb (reguada, ajoelhar em milho)- nao q seja bom isso td pq a pessoa cresce amarga e traumatizada sei la, mas pelo menos era uma vez so, e a pessoa aprendia a respeitar os outros na rua... desde q a moda eh soh conversar sem nhm tapinha, e as escolas sem poder punir tb, o mundo virou de pernas par, pais morrerm assassinados pelos filhos, alunos batem, ameaçam ou matam professores...enfim... E dai te pergunto... dar um tapinha como correçao faz mal?(nem pergunto se eh pecado pq nao eh..se nao estaria nos 10 mandamentos rs)... Nao que bater seja a unica forma de educar, castigos tb ajudam demais! Assim, como vale a pena lembrar que respeitar um filho, dizer amo vc, dar carinho, e reforços positivos numa boa açao faz parte da educaçao e formaçao humana (emocional e racional!).

Bem... esse eho meu ponto de vista...Bjs

obs. me desculpem a falta de pontuaçao!

3 comentários:

  1. pa...
    vc disse tanta coisa... acho q disse tudo.
    muito obrigada pelas palavras... elas me fizeram muito sentido. E me ajudaram bastante. Estou mais leve.

    E foi interessante ver teu ponto de vista! Uma maezona com 4 filhos...
    Obrigadaa, mesmo!

    bjo e tudo de maravilhoso neste fim de semana

    naninha

    ResponderExcluir
  2. Já disse que te admiro como mãe?
    Pois admiro e muito!
    Seus pequenos tem muita sorte de ter vc...

    Ah! Ainda não postei o selinho que nos deu, mas ele está guardadinho com muito carinho e logo será postado, tá? Obrigada mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi! pode copiar o texto lá do blogger sim! eu tb não tenho saco pra ler em inglês mas adoraria ler mais sobre os livros dele.

    E vc tem 4 filhos?? uaaauuuuuu, que loucura! hehehehe
    Um mais lindo que o outro viu?
    Tem o blogger da minha menina que é privado, se quiser conhecer minha princesa me deixa seu mail!

    uma ótima semana!

    ResponderExcluir