terça-feira, 29 de setembro de 2009

Leite materno - como conservar?

Pois eh, os dias estão se passando rápido e eu vou ficando mais ansiosa para meu novo trabalho daqui 15 dias...
Entao, jah estou treinando meu bebe a ficar um pouco com a tia e nova mamadeira, novo leite de reserva... como aumentou muito esses leites de formula, comecei a estimular os meus seios tb a produzir um pouco mais de leite para que eu possa conserbar em maior quantidade quando estiver trabalho, assim economizo neh?
vou tentar...e hj foi o primeiro dia... rs deu p tirar uns 200ml dos dois peitos... mandei bem ne?
e sabem q eu experimentei o meu leite pela primeira vez? sim, bebendo do copo, em gole...rs
axei gostosinho, eh ralinho, e docinho docinho, nao tem o gosto de leite de vaca nao...rs
bom, vou deixar aki algumas informaçoes para mamaes que se interessam e q estao passando pela mesma fase do q eu...
bjusss

Como Armazenar o Leite Materno

1. Coletar o leite em recipiente de vidro, de boca larga e esterilizada.

2. Para armazenar o leite coletado, utilizar preferencialmente, vidros transparentes com tampas plásticas resistente ao calor, para que possam ser esterilizadas em água fervente durante mais ou menos 15 minutos.

3. Identificar os frascos com o dia que foi feito a coleta.

4. Armazenar por um período de 24 hs na geladeira, 15 dias no congelador ou no freezer.

5. Antes de oferecer ao bebê:

a. Retirar do freezer e descongelar em banho-maria, não deve ser deixado em temperatura ambiente. Manter após descongelado em geladeira por até 24 horas.

Atenção: não congelar este leite novamente – a sobra após 24 horas na geladeira deve ser desprezada.

b. Antes de retirar a quantidade a ser oferecida ao bebê, em cada mamada, agitar bem o frasco para completa mistura dos diversos componentes do leite.

c. Aquecer o volume a ser oferecido para o bebê, em banho-maria, fora do fogo - nunca ferver o leite (apenas para “quebrar o gelo”).

7. Oferecer no copo ou com a colher

Atenção! Estes tempos de conservação do leite não são acumuláveis: não se pode, por exemplo, deixar o leite 10 horas à temperatura ambiente, depois dois dias no frigorífico e depois congelá-lo por 3 meses.

Um comentário: