quinta-feira, 16 de julho de 2009

O que acontece com esse tal cordão umbilical?

Após um dia cheio de preguiça, saudades, sono (nao dormi quase nada a noite passada, o bb me deu um bailinho de leve...sei la, nada tava bom p ele...resmungava e nao dormia), nao comi nada nutritivo hj pq meu sono e mau humor com uma pitada de depressao, nao me deixaram fazer nada produtivo a nao ser dar mama p bb e passar a pilha de roupas que me aguardavam por uma semana.....

A noite chega e me vem o dilema "Que raios aconteceu com o cordao umbilical do meu filho?"
4 filhos...mas nhm é igual ao outro, assim como nhma gestaçao e desenvolvimento motor, linguistico é igual ou se parecem...
Pela primeira vez, meu bebe, de 12 dias, ainda está com o cordão umbilical penduradinho....
o pediatra que o viu com 9 dias tinha me alertado quanto a limpeza do alcool ou polvidine (n sei como escreve isso), caso contrario teria que leva-lo ate a clinica... (porem nesse fds estah em viagem), axo q vou ter q ligar amanha e jah deixar marcado p segunda, por via das duvidas....

Por favor...me ajudem!!! De tanta coisa que pesquisei, ainda continuo desesperada...
Já aconteceu isso com alguem???
Sera que devo parar com o polvidine (li q pode ser ruim pq fica vermelho e pode camuflar infeccaoes) e comecar com o alcool??sera q o alcool eh melhor???
Vai ai o texto....

Depois do parto, quanto tempo fica o cordão umbilical preso ao bebé? E como cuidar dele? São questões normais que surgem logo depois do parto. Fique a saber um pouco mais acerca do processo de como cuidar do cordão umbilical e futuro umbigo do bebé.

Processo de queda

Usualmente, o coto do cordão umbilical do bebé tem cerca de 2 a 4 centímetros de comprimento dependendo sempre por onde foi cortado depois do parto.

Cerca de 2 a 3 dias após do parto, a restante parte do cordão umbilical, ainda presa ao bebé, transformar-se-á de uma protuberância rosa clara para um pequeno coto negro.

Este pequeno coto, normalmente acabará por cair entre os 8 dias e as 4 semanas depois do nascimento do bebé. No lugar dele ficará uma pequena ferida, que levará alguns dias a cicatrizar. Contudo, se depois deste período de tempo ainda se mantiver preso ao bebé, são necessários cuidados extras para evitar uma infeção.

Mudar a fralda

Quando estiver a mudar a fralda ao seu bebé, dobre-a abaixo do cordão umbilical para que este se mantenha exposto ao ar, ajudando assim a secar mais rápido. Algumas fraldas especiais têm um tipo de abertura própria para o cordão umbilical do recém-nascido, mas basta dobrar uma fralda comum para conseguir o mesmo efeito.

Limpeza da área

Cada vez que mudar a fralda ao bebé, gentilmente segure o cordão para cima e com uma bola de algodão esterilizado - embebido em álcool de 70 volumes - limpe a base do cordão (parte onde liga com o corpo). Isto não só evitará infeções mas também ajudará a acelerar o processo de queda do cordão.

Lave sempre as mãos antes de cuidar do umbigo do bebé e depois da troca de fralda. Evite que as fezes ou urina do bebé cheguem ao coto; mas caso isso aconteça limpe-o bem com água e sabão neutro ou só com água. De seguida aplique o álcool.

Cuidados com o banho

Também é muito importante manter a área seca, por isso, até ao cordão umbilical cair, dê apenas banho de esponja ao seu bebé, e certifique-se que não humedece o cordão umbilical.

Atenção

Depois do coto do cordão umbilical cair, a cicatrização completa do umbigo demora cerca de 8 a 10 dias a ficar completa. Às vezes, o umbigo leva mais tempo a cicatrizar, mas desde que não haja mau cheiro ou sinal de infeção, não deverá de existir razão para preocupação. Contudo se ele continuar a sangrar deverá falar com o médico. Se por ventura existir algum tipo de odor desagradável, corrimento ou vermelhidão na área do coto umbilical, deve levar o seu bebé ao médico para que ele o possa examinar e verificar se não existe sinal de infeção.

Caso não caia

Desde que a área não tenha nenhuma infeção ou não se torne numa fonte de sangramento, o tempo não será um grande problema. Mas caso o coto do cordão não caia dentro de um tempo razoável, então poderá ser removido pelo pediatra, sendo algo simples de fazer, por isso não tem de se preocupar caso isso seja necessário; e saiba que em breve já poderá dar banho ao bebé sem problemas ou a colocar as fraldinhas sem ter de as dobrar no topo.

O umbigo do seu bebé será perpetuamente a maior recordação física da grande ligação a si, por isso lembre-se que esta marca será para sempre e não só por isso, mas também, deverá ser bem cuidada.

2 comentários:

  1. Ola!

    O umbigo do meu cunhado caiu com 27 dias... acredita????

    rssrsrrs

    Mas... de qqer forma... acho legal vc deixar marcado com o medico para segunda... p ele dar uma olhada! (mas quem sabe cai nesse fim de semana!!!)

    E se nao cair... acho q nao tem problemas... é so cuidar bem da limpeza...

    bjinhos

    naninha

    ResponderExcluir
  2. olha so..hj de manha amanheceu mais soltinho sabe? mas por dentro tem um negocio amarelo...juro q nao sei o q eh e o q fazer, e to sme maquina p tirar foto disso...

    ResponderExcluir