quinta-feira, 30 de julho de 2009

DPP (Depressão Pós-Parto) X Tristeza Materna (baby blues, post-partum blues)


Primeiro de td, quero dizer que fiquei feliz em saber esses dias, que mesmo tendo soh dois seguidores publicos add no meu blog, porem com comentarios de visitas interessantes, que há amigas antigas que estão me acompanhando (confessam pelo msn e comentam por lah mesmo), e acabam se identificando com meus sentimentos, e estas pessoas pelo qual jah sentiram o que senti (mães), me entendem e acabam ficando com dó por eu ter mais filhos (acreditem, deve ser a mesma coisa com um só...sentimento de mãe é sempre o mesmo!- como diria meu amigo shernobyl "mae soh muda de endereço"), e aquelas que nao sao maes ainda, porem amigas, algumas delas ateh choraram jah so de lerem meu post.

Para essas pessoas quero dizer uma coisa: Obrigada por passarem aqui, pois vcs se importam comigo, e nessas hrs que me sinto só, saber da presença de vcs aqui no blog jah me deixa mais contentinha... e lógico que VISITAS é sempre bem vinda viu dona mae dos "EL's"?rs

Olha so.. nao sei o que tenho, mas suspeito...eu como uma boa inxirida, nao me inquieto enquanto nao descubro o que tenho, nao para me rotulatr, mas sim para saber o que fazer para melhorar meu comportamento, achei varios textos interessantes, no qual aos poucos vou colocando aqui, pois sao textos grandes.... e pode acabar sendo cansativo...

Sumi esses dias, pois confesso que minhas crises de choro tem aumentado, e aumentam cada dia mais em que meu marido aparece, fica por algumas horas e jah tem que sair de novo....
e percebi nessa madrugada uma sensaçao nova que jah suspeitava, mas agora posso revelar pq eh certeiro!
De madrugada, sozinha em casa, resolve acordar Tarik, Sara e Kalel... Troquei fralda do Tarik, e estava dando mamá, quando entra a Sara no quarto, com a calça molhada de xixi (vazou a fralda), e de fundo escuto o Kalel chorando.... Meu Deus do céu!! Nessa hora fechei meus olhos, meu coração fez rachaduras!(nao vou dizer partir, pq eh impossivel...se fosse, faria o parir em 3 para correr um pedacinho para cada filho!), bem..a Sara que jah estava ali expliquei a situaçao... como eh mais crescidinha, soube esperar... e o coitado do Kalel chorava, chamava "mãmãmã..."...respirava fundo... e tentava nao ficar nervosa p o bb mamar tranquilo e nao começar a ficar agitado tambem, mamado, troquei a sara, depois o Kalel, e fui fazer duas mamadeiras quentinhas para oferecer-lhe proporcionando e certificando a barriguinha quentinha para mais uma etapa de sono (afinal era 3 da manha ainda) dos meus queridinhos.... se funcionou rapidamente nao sei, pq fui p o quarto dormir...rs

Um dia pela manha, a Sara me fez bagunça de talco e maisena pelo quarto todo... acordei histérica (após uma noite mal dormida), xinguei, briguei, bati, deixei de castigo, depois conversei de novo... (nossa fui A MAE CHATA!), hj o Kalel me entra na banheira com agua, de roupa e tenis, detalhe: o unico tenis q tem molhou e a unica calça limpa ele molhou... bem...coloquei uma das calças sujas que ainda nao tinham sido lavada jah q o varal está lotado e nao seca nunca! (Genio da lampada mágica, cade vc para me dar de presente uma secadora de roupas??) - mais um surto! e mais um dia mau-humorada.

Lendo as informações virtuais, definição, causas e sintomas, pude concluir que despertou a sensaçao em mim, o que está presente na tal Depressão Pós-Parto Normal (tem a normal ou patologica) ou para alguns autores, chamada como Tristeza Materna (ou inverso chamada como Psicose Materna), em relação a um dos sintomas, dentre vários que me identifiquei, mas nesse caso, seria o que chamamos de sensação de fracasso, incapacidade de cuidar dos proprios filhos!

como assim??
Alguns sintomas citados nos textos:
"Aparecem sintomas como irritabilidade, mudanças bruscas de humor, indisposição, doenças psicossomáticas, tristeza profunda, desinteresse pelas atividades do dia-a-dia (dai pode se ter uma ideia do pq: nao sinto vontade de cozinhar, de comer, de brincar, de falar, as vezes nem de dormir ), sensação de incapacidade de cuidar do bebê"

"Não se sente bem em lado nenhum, sente-se triste e abatida sem conseguir encontrar algo que a anime ou que lhe consiga despertar interesse, vontade de chorar ou chora às escondidas, Não querer ouvir barulhos ou querer musica ou barulhos em altos berros (pois é uma forma de se alhear e afastar do que se passa à sua volta), cansaço ou falta de energia, Falta de vontade de realizar uma determinada tarefa que progressivamente se alastra ou pode alastrar a muitas outras actividades"entre outras....

Quanto ao comportamento das crianças:
"No caso de já existirem outros filhos, estes também sofrerão impactos emocionais, com a ausência da mãe e o medo de perder seu amor em prol do novo membro da família. O modo como demonstrarão tais sentimentos, freqüentemente vão desde a regressão, quando solicitam novamente o uso da chupeta, apresentam transtornos do sono, inapetência, voltam a molhar a cama, até mesmo a negação da própria mãe, como se não precisassem mais de seu amor e cuidados. Neste momento, vinculam-se mais fortemente com o pai ou com a pessoa que as está atendendo, fortalecendo na figura materna o sentido de incapacidade, de não conseguir realmente dar conta das antigas e novas responsabilidades, concomitantemente."

Dai fu....!!! O pai está ausente!

6 comentários:

  1. Oi Flor
    Nossa que texto heim
    O que eu posso te dizer é assim
    Tudo passa sabe.
    Eu também me sinto mal as vezes , mal com vontade de sumir e tudo mais
    Isso porque tenho sempre alguem pra desabafar e tal
    Vc tem que ser maior que tudo isso .
    Se não por vc sim pelos seus filhotes né
    Pensamentos positivos sempre

    Deixa eu contar uma coisa

    Li seu blog todinho.........
    Desde o inicio rs..

    Cade uma fotinha da minha xara linda??
    Sara Carolina rs..

    Coloca pra eu ver..

    Beijokasss

    ResponderExcluir
  2. Amiga.... q coisa...

    Como é dificillllll... e tudo e mil vezes mais dificil no meio da noite.

    meu primeiro ta dormindo tao mal q hj de madrugada falei ate q ele tava com insonia... sei la... nao é facil ... é como se a gente tivesse q fazer uns clones da gente...
    um para cada filho... aaaa e um p casa tb!!!

    nao é facil.

    acaba sendo desafiador e qdo a gente da conta e ve o sorriso no rosto de cada um deles, nosso coraçao cola inteirinho denovo e a confiança volta e a gente pensa: "nossa... eu consegui!", coisa linda... ne?!

    Mas... como vc colocou neste post... isso nem smepre acontece... e a gente é humana memso... mas ha smepre algo maior que podemos alcançar... sempre existe um jeito de superar o q nos encomoda.

    eu to com vc...

    bjo bjo

    naninha

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula!
    É a primeira vez que passo por aqui, li todo seu blog e admiro sua coragem!
    Aqui em casa, temos 4 meninas, que não são nossas, nós as criamos, pois, por causa de alguns problemas familiares não podem ficar com a mãe e o pai.
    Olha, tenha calma, tudo passa e as coisas vão aos poucos se encaixando e vc vai descobrindo a melhor forma de lidar com os 4.
    Mas me conta, qual a idade dos seus pequenos?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. oi PAULA.
    MA EMOCIONEI MUITO LENDO TUDO,VC É UMA SUPER MÃE, UMA GUERREIRA!!!! PARABÉNS!!!
    EU TENHO UMA FILHA DE 3 MESES,E ELA É MUITO BOAZINHA DORME A NOITE TODA QUASE NÃO CHORA,MAS ESTOU COM DEPRESSÃO,POIS DES Q MINHA PRINCESA NASCEU O PAI DELA ME ABANDONOU,TEM SIDO MUITO DIFICIL,POIS EU NÃO ESPERAVA,SEMPRE SONHEI ESTAR COM ELE ESSE MOMENTO TÃO MÁGICO PARA NÓS MÃES!!
    ESPERO Q ESSA SENSAÇÃO DE ESTAR SOZINHA,SEM VALOR PASSE PQ AS VEZES ACHO Q MEU PEITO VAI EXPLODIR....
    DESCULPAS PRECISAVA FALAR COM ALGUÉM HJ.
    TENHO CERTEZA QUE DEUS VAI TE DAR MUITA FORÇA PARA CRIAR E EDUCAR ESSES ANJINHOS!!!
    BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  5. OLA tudo bem,querida amiga quero te dizer que venhos sentindo o mesmo, tenho uma bebe de 4 meses e venho tendo os mesmo sintomas que vc e horrivel ne?
    e so DEus para nos capacitar e nos dar forças mas tenho colocado diante de deus minha inquietações meus medos e me ajuda muito sabia?saiba que DEUS esta com vc jamais vai te abandonar procure um medico e bom o quanto antes começar a se cuidar e sempre se achegue a DEUS pois ele quer e vai te ajudar estarei orando por vc..
    Parabémns pela familia linda que DEUS te DEU..super beijo

    ResponderExcluir
  6. OLha DEUS vai te dar muita força para vc criar seus lindos filhos ...
    Beijos ....

    ResponderExcluir